IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Agenda de dividendos: 17 ações com bons pagamentos em março e abril

07/03/2022 13h57

Esse início de ano está bem carregado em distribuição de proventos, seja via dividendos ou juros sobre capital próprio (JCP) a serem distribuídos pelas companhias.

Para essa semana, temos os "parrudos" dividendos da Vale (VALE3), que pagarão R$ 3,70 por ação aos seus investidores no dia 16 de março. O acionista que estiver posicionado até o dia 8 de março terá o direito de receber os proventos.

Além da Vale, mais algumas empresas anunciaram a distribuição de proventos. Confira outras 16 ações que são boas pagadoras de dividendos, conforme tabela abaixo:

Fonte: Site das próprias companhias

O que são dividendos?

Os dividendos são a parcela do lucro da empresa que se distribui aos acionistas. São chamados também de dividendos os rendimentos distribuídos periodicamente pelos fundos imobiliários (FIIs) aos seus cotistas.

Ainda, são fontes de renda para o investidor, isentos de impostos, e os investidores têm esse valor creditado em conta —independentemente da valorização ou queda das ações das companhias. Podem ser distribuídos mensalmente, trimestralmente ou anualmente.

Empresas que pagam bons dividendos geralmente são consolidadas, ou seja, têm domínio sobre seu mercado e são grandes geradoras de caixa, não precisando reinvestir muitos lucros para financiar seu crescimento —assim, sobra espaço para a distribuição de proventos.

Muita gente monta suas carteiras utilizando o critério de empresas boas pagadoras de proventos. O PagBank também tem a Carteira Rendeira, que visa empresas boas pagadoras de proventos, com dividend yield —indicador que mede o rendimento de uma ação apenas com o pagamento de dividendos— elevado.