IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

O que o investidor precisa saber sobre a fusão de Hapvida e Intermédica

Felipe Belivacqua

01/03/2021 08h38

As empresas de saúde listadas na Bolsa de Valores têm feito movimentos que estão chamando a atenção do mercado e dos investidores. No fim de semana foi confirmada a fusão de duas empresas do setor: Hapvida e Intermédica. Além disso, a Hypera divulgou na noite de sexta-feira (26) seus resultados do quarto trimestre de 2020 e surpreendeu com forte crescimento.

Confira a seguir a análise de Felipe Belivacqua, analista e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento. Todos os dias, Belivacqua traz notícias e análises de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimentos. Este conteúdo é exclusivo para os leitores de UOL Economia+.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

A maior fusão desde 2008

Saiu no fim de semana a confirmação da fusão de duas empresas do setor de serviços de saúde: Hapvida e Intermédica. A união fez surgir um gigante com mais de 13,6 milhões de usuários de convênios.

A nova empresa vale cerca de R$ 110 bilhões. É a maior junção de companhias desde que o Itaú e o Unibanco se uniram em 2008. As negociações já estavam acontecendo desde o início do ano.

A fusão faz muito sentido. A Hapvida é líder de vendas no Norte e no Nordeste. A Intermédica tem forte posição no Sudeste. O acordo trará logo de cara aspectos positivos para a nova companhia: redução de custos com os ganhos de escala e capacidade de acelerar um plano de expansão.

As ações da Hapvida são negociadas pelo código HAPV3 e a da Intermédica pelo código GNDI3 e devem ter uma boa valorização nesta segunda-feira (01).

A proposta ainda tem de ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Hypera divulga um bom resultado

A Hypera divulgou na noite de sexta-feira (26) o resultado do quarto trimestre de 2020. Os números divulgados foram bons, com lucro de R$ 314,9 milhões, o que representa um crescimento de 31,9% sobre o mesmo período de 2019

A Hypera atua no mercado farmacêutico em medicamentos sem e com necessidade de prescrição médica, medicamentos genéricos, perfumaria e produtos dermatológicos. Algumas de suas marcas são bem conhecidas, como Biotônico Fontoura, Engov, Merthiolate e Neo Química.

A melhora do resultado ocorreu em função de dois fatores. O primeiro foi a volta gradual do movimento nas farmácias com o afrouxamento das restrições de circulação. O segundo ponto foi o aumento da preocupação com a saúde com o avanço da pandemia.

Outro aspecto que merece ser mencionado é sobre a linha de genéricos Neo Química, que vem se consolidando como um dos líderes de mercado e obteve um bom crescimento ao longo do ano. A Neo Química é a dona do direito de nome do estádio do Corinthians, o Neo Química Arena.

Por último, ao longo dos próximos resultados de 2021, serão vistos os impactos de aquisições relevantes realizadas pela Hypera, como a Buscopan e a farmacêutica Takeda.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.