IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ANÁLISE

Ser Educacional e Duratex: investidor deve ficar atento a essas empresas

Educação a distancia: Ser Educacional investe para se manter em setor cada vez mais desafiador - Pollyana Ventura/Getty Images
Educação a distancia: Ser Educacional investe para se manter em setor cada vez mais desafiador Imagem: Pollyana Ventura/Getty Images

Felipe Bevilacqua

01/06/2021 08h53

No Investigando o Mercado de hoje, vamos conversar sobre a aquisição realizada pela Ser Educacional (SEER3) de um grupo focado 100% em ensino a distância e sobre o bom momento operacional e as perspectivas da Duratex (DTEX3) para os próximos meses.

O UOL Economia tem uma área exclusiva para quem quer investir seu dinheiro de maneira segura e lucrar mais do que com a poupança. Conheça!

Confira a seguir a análise de Felipe Bevilacqua, analista e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento. Todos os dias, Bevilacqua traz notícias e análises de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimentos. Este conteúdo é exclusivo para os leitores de UOL Economia+. Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Ser Educacional faz aquisição para aumentar EAD

A Ser Educacional anunciou nesta segunda-feira (31) a aquisição da Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), instituição 100% focada no ensino a distância (EAD) via polos educacionais operados por terceiros.

O acordo avaliou a FAEL em R$ 280 milhões, com a possibilidade de pagamento adicional de R$ 17,5 milhões em dois anos, se determinadas metas de performance forem atingidas.

Com a aquisição, a Ser Educacional (SEER3) praticamente dobra sua base de alunos de EAD para 180 mil e eleva seu número de polos de ensino de 440 para mais de mil. A aquisição também expande a presença geográfica da companhia. A Ser tem forte presença no Norte e Nordeste e a FAEL é forte nas regiões Sul e Sudeste.

Segundo o CEO da Ser, Jânyo Diniz, as aquisições do grupo devem se focar no segmento de ensino a distância, devido a sinergias de conectar este tipo de ativo à rede da companhia, gerando ganhos de escala.

O fim do dos programas de financiamento público para o ensino, em especial o FIES, e os índices de desemprego em patamares elevados desde 2018 transformaram a educação superior, que vinha em forte expansão, em um mercado cada vez mais desafiador.

Duratex: perspectiva que bom momento para o setor se mantenha

Em declaração recente, o presidente da Duratex, Antonio Joaquim de Oliveira, afirmou que o setor de materiais de construção deve se manter aquecido nos próximos anos. A previsão se baseia na perspectiva de manutenção da onda de reformas residenciais iniciada no contexto de pandemia, com o advento do home office, além de aquecimento causado pelos lançamentos na construção civil.

De fato, a companhia tem se beneficiado amplamente do aumento de reformas. Cerca de 80% das vendas são para essa finalidade. A elevada demanda tem mantido as fábricas da companhia em nível máximo de produção. Como os produtos da Duratex integram a última etapa da cadeia de construção, Oliveira acredita que os maiores impactos para a companhia serão observados no final de 2022 ou no início de 2023.

Apesar da recente elevação, a expectativa é de que os juros permaneçam em patamares historicamente baixos, contribuindo para a demanda aquecida. Nesse contexto, a perspectiva para o setor é positiva no médio prazo, seguindo a tendência global de aquecimento da economia.

Sobre a atual fragilidade no setor energético brasileiro, com baixo nível dos reservatórios e risco de racionamento de energia elétrica, Oliveira declarou não acreditar em blecaute. Ele avalia, porém, que o custo de energia será severamente impactado. A Duratex (DTEX3), no entanto, não será demasiadamente atingida por esse impacto. Segundo Oliveira, 90% dos contratos de fornecimento da companhia são de longo prazo, com preços fixos, e o volume contratado no mercado spot é mínimo.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.