IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Bolsas despencam, e petróleo chega a US$ 100 com guerra na Ucrânia

Felipe Bevilacqua

24/02/2022 09h55

Esta é a versão online para a edição de hoje da newsletter Por Dentro da Bolsa. Para assinar este e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

A Rússia confirmou os temores do mercado e iniciou uma ampla invasão ao território ucraniano, apenas um dia após o anúncio das sanções a bancos e à dívida soberana do país pelos Estados Unidos.

Após ter enviado tropas para os territórios separatistas de Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia, o presidente russo Vladimir Putin ordenou uma ampla operação militar no país, e já há relatos de bombardeios nas proximidades da capital Kiev. O ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, acusou as tropas russas de atacarem cidades pacíficas.

As novas ofensivas revelam que Putin está disposto a ir à guerra para assegurar a influência russa no leste europeu, e evitar que a Ucrânia seja admitida na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar criada pelos Estados Unidos e vista como inimiga pelo presidente russo.

Com a invasão à Ucrânia, o barril de petróleo tipo Brent - aquele extraído no Mar do Norte e negociado na Bolsa de Londres - ultrapassou a marca de US$ 100 pela primeira vez em sete anos.

Isso porque o confronto pode provocar simultaneamente um aumento da demanda por combustíveis fósseis e uma redução do abastecimento energético na porção ocidental da Europa, altamente dependente da energia gerada nos países envolvidos no conflito.

Além disso, a invasão fomenta um clima de pânico nas Bolsas de Valores ao redor do globo, fazendo com que os principais índices de ações do planeta despenquem, com perdas mais acentuadas no setor de tecnologia.

Agora, investidores esperam pela divulgação de novas sanções à Rússia, na expectativa para que os Estados Unidos e os demais países membros da Otan adotem medidas mais rigorosas em resposta ao ataque à Ucrânia.

Leia no 'Investigando o Mercado' (exclusivo para assinantes do UOL Economia Investimentos): informações sobre os resultados do banco digital Nubank.

Um abraço,

Felipe Bevilacqua

Analista certificado e sócio-fundador da Levante
CNPI - Analista certificado pela Apimec
Gestor CGA - Gestor de Fundos certificado pela Anbima
Administrador de Recursos e Gestor autorizado pela CVM

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.