IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Bolsonaro trocará chefia da Petrobras; vem aí interferência nos preços?

Presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna foi avisado de que será demitido - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna foi avisado de que será demitido Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Rafael Bevilacqua

29/03/2022 09h28

Esta é a versão online para a edição de hoje da newsletter Por Dentro da Bolsa. Para assinar este e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Na segunda-feira (28), o mercado recebeu a notícia de que o atual presidente da Petrobras (PETR4), o general da reserva Joaquim Silva e Luna, não continuará no cargo. Para assumir a posição, o presidente Jair Bolsonaro indicou o economista Adriano Pires, diretor-fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Pires, que já vinha atuando como consultor informal do Ministério de Minas e Energia (MME), já defendeu a manutenção da atual política de preços da estatal, atrelada ao preço do barril de petróleo no mercado internacional, e é adepto da criação de um fundo de estabilização para conter a disparada dos combustíveis.

Ainda assim, o mercado enxerga com desconfiança a mudança no comando da estatal em meio à recente alta do preço do petróleo, que acarretou recentemente em reajustes de 18,8% na gasolina e 24,9% no diesel vendido nas refinarias.

Além disso, Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, foi indicado para assumir a presidência do conselho de administração da estatal. Landim trabalhou durante 26 anos na Petrobras, tendo sido presidente da Gaspetro e da BR Distribuidora durante o governo do ex-presidente Lula.

A notícia tem potencial para derrubar as ações da Petrobras no curto prazo, tendo em vista o momento delicado para a companhia. Com os preços dos combustíveis em alta e a eleição presidencial se aproximando, cresce o receio com a possibilidade de interferência na estatal com o intuito de agradar o eleitorado.

Todavia, ainda é cedo para saber se as trocas no comando da empresa implicarão mudanças na sua política de preços e, consequentemente, nos seus resultados.

Leia no 'Investigando o Mercado' (exclusivo para assinantes do UOL Investimentos): informações sobre o plano de investimentos da CSN Mineração.

Um abraço,

Rafael Bevilacqua
Estrategista-chefe e sócio-fundador da Levante

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.