IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Petroleiras 'junior' aumentam produção e ganham terreno no Brasil

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rafael Bevilacqua

12/04/2022 09h24

Hoje comentaremos a divulgação dos dados operacionais das petrolíferas PetroRio e 3R Petroleum, as "junior oils", referentes a março deste ano, que revelaram que ambas as companhias fecharam o primeiro trimestre deste ano com aumento da produção.

Confira a seguir o comentário de Rafael Bevilacqua, estrategista-chefe e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento, sobre o tema. Todos os dias, Bevilacqua traz notícias e avaliações de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimento. Este conteúdo é acessível para os assinantes do UOL. O UOL tem uma área exclusiva para quem quer investir seu dinheiro de maneira segura e lucrar mais do que com a poupança. Conheça!

PetroRio e 3R Petroleum ganham terreno no Brasil

Na última sexta-feira (8), as Junior Oils —petrolíferas menores listadas na Bolsa de Valores— 3R Petroleum (RRRP3) e PetroRio (PRIO3) divulgaram seus dados operacionais referentes ao mês de março e, consequentemente, ao fechamento do primeiro trimestre deste ano.

Com relação a fevereiro, a produtividade das companhias se manteve relativamente estável. Mas, em comparação com o quarto trimestre de 2021, as petrolíferas apresentaram crescimento expressivo no volume produzido.

Em março, a 3R Petroleum apresentou um aumento de 1,4% na produção média total, atingindo 10.143 barris de óleo equivalente por dia (boe/dia). A parcela referente à participação da companhia foi de 9.396 boe/dia, um aumento de 2,2% em relação a fevereiro.

Destaque novamente para a produção do polo Macau, que segue aumentando sua produção mês a mês. No fechamento do trimestre, a produção referente à sua participação aumentou 21,2% em relação ao quarto trimestre do ano anterior, atingindo 9.164 boe/dia.

Contudo, é importante ressaltar que esse volume de produção ainda não contempla as participações da companhia nos polos Fazenda Belém, Recôncavo, Peroá, Papa-Terra e do recém adquirido polo Potiguar. A produção auferida nesses polos fará parte do relatório após a conclusão do processo de transição junto à Petrobras (PETR4) e aprovação pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

A PetroRio, por sua vez, já se encontra em um estágio mais avançado na sua estratégia de revitalização de campos maduros, contando com mais ativos já incorporados em definitivo ao seu portfólio.

A companhia apresentou uma queda de 1,9% da produção no mês de março, com 34.999 boe/dia. No acumulado do trimestre, entretanto, a produção média foi de 35.189 boe/dia, aumento de 9% em relação ao quarto trimestre de 2021.

Vejo com bons olhos a estratégia de 3R Petroleum e PetroRio, segundo a qual as companhias adquirem campos maduros e os revitalizam, aumentando sua produção e vida útil. Grande parte desses campos não recebia investimentos da Petrobras e já estava apresentando um declínio em sua produção.

Com a incorporação de novos ativos, a 3R deve apresentar um crescimento expressivo da sua produção nos próximos relatórios, o que pode se refletir em impacto positivo no preço das ações.

Já a PetroRio foi a escolhida para iniciar a fase de negociação para a aquisição dos campos de Albacora e Albacora Leste, que integram atualmente o portfólio da Petrobras. Caso adquira os campos, a PetroRio terá participação na produção de cerca de 70 mil barris por dia, o suficiente para triplicar a produtividade da companhia - o que também pode se refletir em valorização dos papéis da petrolífera.

Na segunda-feira (11), as ações preferenciais da PetroRio fecharam em queda de 0,98%, cotadas a R$ 23,35, enquanto os papéis da 3R Petroleum subiram 0,09%, negociadas a R$ 44,14.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.