IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Entenda por que o Tesouro Direto pode ficar negativo e como você evita isso

Luciane Almeida

Economista comportamental e educadora financeira no PagBank

17/11/2021 04h00

Os títulos do Tesouro Direto caíram no gosto do investidor brasileiro, tanto os que procuram opções seguras e com potencial de mais ganho, como os investidores iniciantes, que estão dando os primeiros passos fora da conhecida e popular poupança.

Tesouro Direto é um sistema do Tesouro Nacional, que em parceria com a B3, vende títulos de renda fixa.
Alguns fatores como, valor de aplicação acessível, diferentes maneiras de remuneração e baixo risco, atraem cada vez o interesse por esses títulos.

O que alguns investidores não sabem, é que mesmo sendo um título de renda fixa, esse investimento pode ter rentabilidade negativa. Mas antes de ficar desesperado e resgatar seu título com prejuízo, entenda os motivos de isso acontecer.

O que explica investimento prefixado ficar negativo?

Uma das explicações é a marcação a mercado, fenômeno pouco conhecido, principalmente dos investidores menos experientes.

Nos títulos prefixados e híbridos, a rentabilidade contratada será paga no vencimento. Quando o Tesouro Nacional começa a pagar taxas maiores nos novos títulos, o preço dos que já foram emitidos, passam a valer menos naquele momento, porque estão recebendo menor rentabilidade.

Por esse motivo, o investidor enxerga o seu título com valor menor do que o valor inicial aplicado.

Entenda na prática

Digamos que você comprou um título prefixado que paga 10% ao ano, e na semana seguinte o Tesouro Nacional começa a pagar 12% ao ano. Então, os novos títulos ficam mais atrativos porque estão pagando um rendimento maior, e isso faz com que o seu título fique menos interessante no mercado caso você queira vender.

Agora, esse processo também pode ser inverso. Se você tem um título que paga mais do que a taxa dos novos títulos emitidos, seu título está valendo mais e você pode ganhar dinheiro com essa valorização. Logo, a marcação a mercado é o ajuste do preço dos títulos, conforme as novas condições do mercado.

O que fazer para evitar os prejuízos da marcação a mercado?

Se por um lado a marcação a mercado assusta os investidores iniciantes, por outro lado a Renda Fixa tem a vantagem de ter as regras do investimento definidas e respeitadas, se o investimento for levado até o vencimento.

Portanto, você tem a garantia de receber exatamente o que foi contratado na data de vencimento do título, independente do que aconteça no mercado.

Você só terá perda, se resgatar o dinheiro antes do prazo previsto, e nesse caso, você receberá um valor menor do que aplicado.

Para não ter prejuízo da marcação a mercado, aplique nos títulos de renda fixa prefixados, o dinheiro que você tem certeza de que não vai precisar resgatar até o vencimento.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado