IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Como falar de dinheiro com crianças? Veja dicas para cada faixa etária

Felipe Cozer

26/11/2021 04h00

Falar sobre dinheiro ainda é um "bicho-papão" para muitos adultos, o que contribui para que o trauma seja transmitido para as próximas gerações de forma realmente assombrosa.

A educação financeira é uma tarefa para ser iniciada na infância, colaborando assim, futuramente, com a formação de pessoas que saibam lidar com o próprio dinheiro e tenham segurança para falar sobre o assunto.

Em 2020, o Ministério da Educação (MEC), tornou obrigatório o ensino de educação financeira nas escolas, mas para potencializar o efeito da ação, é importante que as famílias falem sobre o tema em suas casas.

Como falar sobre educação financeira com as crianças?

Conversar sobre dinheiro com os filhos não precisa ser uma tarefa árdua. Afinal, o dinheiro faz parte do dia a dia dos brasileiros e, portanto, pode ser abordado de forma natural aos pequenos, com situações lúdicas que envolvam a própria rotina ou por meio de brincadeiras. Veja abaixo algumas dicas para apoiar na alfabetização financeira das crianças de acordo com suas idades.

Crianças de 2-5 anos: construa um cofrinho

O cofrinho faz com que a criança experimente alguns comportamentos fundamentais para um processo de educação financeira. Em forma de brincadeira, é possível dar início ao hábito de poupar, introduzir a prática de explicar o valor das coisas e trocar o consumo presente pelo consumo futuro.

Compre um cofrinho para seus filhos e estabeleça uma meta para ele. Pode ser o cofrinho para comprar sorvete, por exemplo. E se os pequenos tiverem vários desejos, pode ter mais de um cofre, um para cada destino (um para o sorvete, um para a bicicleta...).

Essa prática é responsável, ainda, pelo estímulo da recompensa. Ou seja, mostrar para a criança que, se ela juntar dinheiro e for paciente, poderá conquistar o que almeja. Mas, atenção: vale levar em consideração que quanto mais nova for a criança, menos preparada ela estará para esperar por longos períodos de recompensa.

Abrir o cofrinho deve ser um momento que envolva toda a família, para aumentar a sensação de recompensa da criança e fazê-la com que se divirta, querendo repetir o ato de poupar.

Crianças de 6 a 8 anos: ensine o valor das coisas

Ensinar sobre os preços dos alimentos, brinquedos e qual a necessidade de cada item na vida da criança de seis a oito anos também é uma maneira de educar financeiramente.

Por isso, nessa fase é possível apresentar o valor das notas e moedas, associando cada valor a algum item. Por exemplo, a nota de R$ 2 pode ser igual a um picolé. Essa atividade pode ser realizada através de uma ida até o supermercado ou mesmo em forma de brincadeira, montando um mercadinho em casa. Deixe a criatividade rolar!

Crianças de 9 a 12 anos: use a mesada e games

Agora que a criança já tem conhecimento sobre o valor das coisas, é hora de iniciá-las a uma maneira mais consciente de guardar o próprio dinheiro: a mesada. Essa é uma ótima oportunidade para explicar a diferença entre querer, precisar e estabelecer prioridades.

Estabeleça uma quantia fixa a ser dada todo mês (por exemplo, R$ 25). Mostre que a criança pode comprar uma revista todo mês com a mesada, mas pode juntar e comprar o brinquedo dos sonhos dela se poupar.

Outra forma de educar as crianças a partir dos nove anos é usando games ou jogos de tabuleiro, como "Jogo da Vida" ou "Banco Imobiliário". Além de promover a interação entre a família, é um modo dinâmico de ensinar a criança a gerenciar o dinheiro.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado