IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

O que é renda variável? Veja 4 investimentos para você conhecer

Felipe Cozer

17/12/2021 04h00

Segundo dados divulgados pela B3, o número de investidores em renda variável, como fundos imobiliários, BDRs, ETFs e ações, vem crescendo no Brasil. A B3, atingiu, no mês de outubro, a marca de 4 milhões de contas de pessoas físicas nessa classe de investimentos.

Se você pensa em investir ou já investe, provavelmente ouviu falar em renda variável, mas antes de partir para esse tipo de aplicação entenda abaixo o que é renda variável e os quatro tipos de investimento que têm chamado a atenção de muitos brasileiros.

O que é renda variável?

A renda variável é uma classe de investimentos em que, no momento da aplicação, não é possível saber o quanto irá render, variando conforme as condições do mercado financeiro.

Esses tipos de investimentos não possuem garantias de ganhos ou compromissos de devoluções dos valores investidos, podendo apresentar variações positivas ou negativas no resgate.

Normalmente são investimentos com mais riscos e com maiores possibilidades de ganhos, se comparados aos de renda fixa.

4 tipos de investimento em renda variável que estão chamando a atenção de muitos brasileiros

Os investimentos de renda variável possuem características em comum, porém cada investimento é diferente no que se refere a risco, retorno e funcionamento. Por isso, antes de investir, é indispensável conhecer o seu perfil de investidor, ter metas estabelecidas para cada aplicação e conhecer os produtos de investimentos.

Entre os investimentos que têm despertado grande interesse entre os brasileiros quando o assunto é renda variável, podemos listar os seguintes.

Ações

É uma maneira de a empresa arrecadar dinheiro para o crescimento do negócio. Nesse tipo de investimento você está comprando uma pequena parte da uma empresa e se tornando sócio.

Ao comprar ações você pode ganhar com parte dos resultados da empresa e também com a valorização do preço da ação.

Fundos imobiliários (FI)

Nos fundos imobiliários, você se torna um dos donos de um imóvel em conjunto com outros investidores. É uma opção de, com pouco recurso, investir no mercado imobiliário.

Os ganhos dos aluguéis são divididos entre os sócios, e na maioria dos casos os rendimentos são pagos todos os meses.

Fundos de índices (ETFs)

Nesse investimento, você compra uma "cesta" com diversos ativos. São fundos que reúnem os recursos de vários investidores. Um especialista faz a gestão do dinheiro do fundo e procura atingir rendimento iguais ou superiores a algum índice do mercado, como o Ibovespa.

Ações internacionais (BDRs)

Nesse investimento, você está investindo indiretamente em empresas estrangeiras sem precisar mandar seu dinheiro para fora do país. Ao investir em BDRs, você compra o recibo de emissão da ação de uma empresa.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado