IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

Investir em ações: qual é o momento certo para entrar na Bolsa de Valores?

Felipe Cozer

04/02/2022 04h00

Quando o assunto é investir, o primeiro tema a vir à mente de muitas pessoas são ações. Embora tenha maior possibilidade de retorno, o investimento em ações também possui mais risco se comparado a outras aplicações que os brasileiros já estão acostumados, como a poupança.

Mas como descobrir o momento certo de apostar na Bolsa de Valores? O que é preciso fazer antes de começar a investir em ações? Veja a resposta para essas perguntas logo abaixo e saiba como dar os primeiros passos.

O que são ações?

Se uma empresa fosse uma parede, as ações seriam um bloco de tijolos que compõem a parede e que estão acessíveis para compra por qualquer pessoa interessada.

Assim, pode-se dizer que comprar uma ação é se tornar dono de uma parcela de uma companhia. As ações são negociadas na Bolsa de Valores e, para serem vendidas, respeitam a uma série de regras —entre elas, ser uma empresa de Sociedade Anônima de Capital Aberto e estar registrada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

O melhor momento para investir em ações

Será que você está preparado para entrar no mercado acionário? Para descobrir é preciso verificar quatro pontos fundamentais. Confira quais são:

Preencha seu perfil de investidor

No geral, a decisão do melhor momento para aplicar em ações depende de uma série de fatores. Mas algo que pode te ajudar, como primeiro passo no processo de escolha, é conhecer seu perfil de investidor.

Essa é uma forma de medir o quanto você, como investidor, se sente seguro em aplicar o dinheiro. Isso é essencial para que seus limites de tolerância à tomada de risco sejam respeitados e, portanto, não se sinta desconfortável com possível variações do mercado —como, por exemplo, se o preço de uma ação despencar.

É importante compreender que um investimento que é interessante para um influenciador pode não ser o mais adequado para o seu perfil.

Monte sua reserva de emergência

Antes de aplicar em investimentos com maior risco, como em ações, é muito importante montar a reserva de emergência. A reserva garantirá segurança para momentos inesperados.

Svocê ainda não tem sua reserva de emergência, é importante repensar se é o melhor momento para começar a investir em ações.

Defina seus objetivos e prazos

Antes de se arriscar com ações, defina qual é seu objetivo ao investir neste produto. Juntar para a aposentadoria? Trocar de carro? Saber onde você quer chegar como investidor é essencial para entender se é o melhor momento de escolher determinado investimento.

Com isso, é possível planejar o tempo em que se pretende resgatar o dinheiro obtido ao investir. E, dessa maneira, buscar estratégias de investimento para aumentar o ganho e diminuir as possibilidades de perda.

Respeite seu feeling

Por fim, respeite suas percepções. Se por algum motivo você ainda não se sente seguro com a ideia de aplicar em ações, pode ser interessante buscar mais informações sobre o tema ou esperar um pouco de tempo até ganhar confiança.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado