IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

OPINIÃO

3 maiores erros na hora de investir e como evitá-los

Luciane de Almeida

04/03/2022 04h00

Historicamente, guardar dinheiro não é um hábito comum no Brasil. Porém, essa realidade tem mudado. Com a chegada da pandemia de covid-19, veio também a instabilidade no mercado de trabalho e incertezas no cenário econômico —o que despertou nos brasileiros a importância ter uma reserva financeira e o interesse pelo mundo dos investimentos.

Entretanto, é necessário ter alguns cuidados na hora de investir para não cometer erros que podem trazer prejuízos financeiros, principalmente para o investidor iniciante. Por isso, para evitar cair em armadilhas e fazer boas escolhas para o seu dinheiro, conheça os erros mais comuns logo abaixo.

1) Aplicar no mesmo investimento que os amigos

Um dos erros mais frequentes de quem não tem muita familiaridade com investimentos é pegar dica de onde investir com um amigo ou parente. Vale lembrar que cada pessoa tem objetivos e necessidades diferentes. O investimento tem de fazer sentido para sua realidade financeira e atender as suas necessidades.

Antes de investir, busque informações sobre o produto, se está adequado ao prazo que você vai deixar o dinheiro aplicado, e principalmente, se você tolera o risco (saber seu perfil de investidor pode ajudar nisso). Portanto o "bom investimento" para seu amigo pode não ser o mais adequado para você.

2) Escolher o produto pela rentabilidade

Rentabilidade passada não garante rentabilidade futura.

É muito comum o investidor olhar apenas para a rentabilidade para escolher um investimento. Porém, os rendimentos futuros dependem do desempenho da economia e de demais fatores no cenário nacional e internacional.

Por isso, é importante avaliar um bom período anterior, em quais momentos o investimento teve um menor rendimento e buscar informações sobre a estratégia do produto em relação ao cenário futuro.

3) Não ter a reserva de emergência

A reserva de emergência deve ser o ponto de partida para todo investidor. Se ocorrer alguma situação inesperada, essa reserva servirá como um socorro, pois os investimentos adequados para essa reserva permitem resgate em qualquer momento, sem perdas de rendimento.

Investir todo o valor em produtos sem liquidez (sem possibilidade de resgate imediato) ou com riscos do rendimento negativo pode levar a grandes perdas financeiras.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado