IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

7 dicas para a mulher alcançar sua independência financeira

Para mulheres, alcançar a independência financeira é mais difícil? - Getty Images
Para mulheres, alcançar a independência financeira é mais difícil? Imagem: Getty Images

Letícia Braga de Andrade

18/03/2022 04h00

Conquistar a independência financeira significa ter dinheiro guardado em quantia suficiente para arcar com as suas despesas por algum tempo, mesmo que não tenha uma renumeração fixa. Para as mulheres, essa tarefa se torna mais difícil.

Isto porque a maioria de nós vive uma vida de equilibrista tentando conciliar diferentes papéis: casa, família, trabalho e vida pessoal. Essa dinâmica provoca sentimentos ambíguos. Por um lado, é inspirador percebermos que, de um jeito ou de outro, damos conta do recado. Por outro lado, o cansaço emocional alimenta sentimentos de culpa e medo.

A independência financeira é uma construção que facilita muito a vida. Quando nos tornamos financeiramente independentes de um trabalho ou de qualquer relação abusiva à qual precisamos nos submeter, nos tornamos protagonistas da nossa própria história. Assim, nos sentimos mais capazes e empoderadas, melhorando a nossa autoestima.

É inspirador conhecer histórias de mulheres que conseguem manter suas contas em dia, construíram seu próprio patrimônio, sabem escolher opções de investimento e não dependem de outras pessoas para fazerem aquilo que gostam ou sonham. Pois saiba que qualquer uma de nós pode conquistar essa independência financeira.

Tendo organização, disciplina e persistência, basta seguir algumas etapas.

Passos para conseguir sua independência financeira

  1. Conseguir um trabalho ou empreender para ter a própria remuneração;
  2. Aprender a controlar a renda e a usá-la em seu benefício;
  3. Todos os meses, separar uma pequena fatia da renda para reserva de emergência;
  4. Buscar saber um pouquinho mais sobre investimentos que garantam algum retorno;
  5. Ter objetivos bem definidos;
  6. Não comprar por impulso;
  7. Manter o foco na construção da sua independência

Como começar

Sabemos que não é uma construção rápida, há uma série de obstáculos. Mas também é crescente o número de mulheres que têm conseguido. Uma das formas de começar é buscando o autoconhecimento e fazendo o melhor possível. Acalmar o coração e não se sentir "falhando" —não se cobrar ser uma supermulher, supermãe ou superprofissional— te prepara para começar a jornada da sua independência financeira.

Comece agora. Busque saber o que é educação financeira —há uma infinidade de conteúdo disponível na internet. Comprometa-se com os seus objetivos, reflita sobre o que você gosta e deseja para o seu futuro.

Com objetivos definidos, seja curiosa sobre o mundo dos investimentos: hoje em dia existem aplicações a partir de R$ 1 real que rendem diariamente! Compreenda que cada uma de nós é única, tem sua própria história, mas pode aprender com a outra.

Aproveitando, no dia 10 de março tivemos um papo especial sobre o tema. Clique no vídeo abaixo para assistir ao encontro completo!

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado