IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

OPINIÃO

Conheça os 4 pilares do seu futuro financeiro e cuide deles

Não espere mais para investir; comece agora a se preparar para o futuro - Getty Images
Não espere mais para investir; comece agora a se preparar para o futuro Imagem: Getty Images

Letícia Braga de Andrade

30/03/2022 04h00

Segundo dados do IBGE, em 2020 a expectativa de vida dos homens brasileiros era de 73,3 anos, e das mulheres era de 80,3 anos. As evoluções da tecnologia e da medicina estão estendendo nosso tempo de vida. Mas o que estamos fazendo para nos prepararmos para isso?

Somos feitos de um "combinado": mente, corpo e espírito. Quando falamos em mente, nos referimos à forma como lidamos com os nossos próprios sentimentos. Cuidar da mente significa meditar, ler bons livros, fazer algum tipo de terapia, buscar o autodesenvolvimento.

Quando falamos em corpo, logo pensamos em atividade física, alimentação, dormir bem. E a compreensão do espírito se dá nas relações sociais, de como a gente interage com o meio, como nos relacionamos com familiares e amigos.

Esses três âmbitos são absolutamente importantes para o nosso equilíbrio hoje, mas, principalmente, para a nossa saúde no futuro. Todos os três dependem em grande medida de nós mesmos, do nosso cuidado e atenção. Contudo, perceba "em grande medida", pois eles têm um componente genético e cultural.

Agora, existe um quarto âmbito que geralmente negligenciamos. E este sim depende 100% de nós mesmos: o financeiro. Ou você acredita que mesmo com a ajuda da genética é possível estar sereno e tranquilo de corpo, mente e espírito não tendo dinheiro para se manter? Como espera conseguir viver da sua aposentadoria? Com mesada de algum familiar? Trabalhar para sempre? Situação complicada!

Então, não espere mais: comece agora a se preparar para o futuro. Veja como é bem mais simples do que parece.

Quanto investir?

O segmento de investimentos tem crescido muito nos últimos tempos. O que antigamente exigia uma certa quantia para começar, hoje já não acontece mais. Atualmente, existem aplicações a partir de R$ 1 (um real, sim!).

Sabe aquele troco ou arredondamento do valor a pagar? Eles podem ser facilmente direcionados para um investimento em CDB (Certificado de Depósito Bancário) ou fundos de investimentos pelo próprio aplicativo do banco. Aliás, escolher onde investir é o próximo passo!

Onde investir?

Na hora de escolher um investimento, você deve considerar três pilares que definem a rentabilidade de qualquer aplicação: prazo, liquidez e risco.

No que se refere ao prazo, quanto mais tempo você deixar o dinheiro aplicado, maior será o retorno desse investimento. A liquidez corresponde à velocidade com que o dinheiro investido volta para a sua conta. Quanto mais rápido, maior será liquidez, porém menor será a rentabilidade.

Já o risco está relacionado ao quanto a pessoa aguenta as variações no valor aplicado. Neste pilar é que se identifica se você tem um perfil conservador, moderado ou arrojado. Quanto maior o risco, maior a rentabilidade.

Entendido o tripé, busque investimentos que lhe reponham a inflação e alguma rentabilidade a mais. O importante é ter em mente que quanto mais cedo você começar a investir, maior será seu ganho.

Agora, se você tiver um objetivo bem definido para aquele valor que irá investir, fica ainda mais fácil. Por exemplo, se você pretende guardar o dinheiro para comprar um imóvel, procure opções de investimentos vinculados ao segmento imobiliário e que respeitem sua necessidade de prazo, liquidez e risco.

Mas se você quer fazer seu dinheiro render para uma viagem internacional, busque um investimento que respeite sua necessidade de prazo, liquidez e risco e que tenha alguma relação com o lugar para onde pretende ir (pode ser um fundo cambial ou o câmbio mesmo, ou ainda opções de investimento em empresas do país de destino).

Prepare seu futuro hoje

Para ter um futuro tranquilo, é necessário começar hoje. Não precisa ser um guru da mente, basta se observar. Não precisa ser um "marombeiro de academia", de 15 a 20 minutos de caminhada já ajudam muito. Não precisa fazer festa todos os dias, um bate-papo com um amigo pode fazer toda a diferença.

Não precisa ser doutor em economia. Investir um pouquinho por mês é o início da construção de um horizonte independente e sereno.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

PUBLICIDADE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado