IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ANÁLISE

4 lições da crise econômica atual para os investidores

Leticia Braga de Andrade

15/04/2022 04h00

Quem tem participado do mundo dos investimentos nos últimos três ou quatro anos sabe a montanha-russa que tem sido. Pandemia, arrefecimento da pandemia, inflação, aumento da taxa básica de juros (Selic), guerra, valorização cambial... A cada momento uma nova invertida de contexto que muda tudo.

Isso tem alimentado a ideia de oscilação e risco dos investimentos no mercado de capitais. Pois, bem, este é um excelente momento de aprendizado. Ao riscar a letra "s" da palavra "crise", temos a palavra "crie" —então, vamos aproveitar o momento para aprender e nos atualizar sobre 4 lições da crise econômica atual para os investidores.

1. Análise técnica ou análise fundamentalista?

Desponta a diferença de estratégia entre as análises técnica e fundamentalista. Enquanto a análise técnica considera a evolução gráfica do valor passado para projetar tendências, a análise fundamentalista observa os fundamentos contábeis e estratégicos da empresa.

Contudo, neste momento de sobe e desce outro fator merece ser considerado. Trata-se da análise topdown, que inclui analisar segmento, país, mercado e, então, a empresa.

Assim pode-se ter uma noção mais aproximada sobre o que esperar de determinada opção de investimento para os próximos meses.

2. Grandes empresas globais

É como dizem: "o dinheiro não sumiu, só mudou de mão". Por mais instável e volátil que esteja o mercado, sempre há alternativas.

Existem grandes empresas globais centenárias que já enfrentaram diversas crises ao longo do tempo. Elas souberam se adaptar, crescer e se desenvolver.

São empresas com comprovada competência de gestão financeira —muitas inclusive com caixa maior do que o PIB (Produto Interno Bruto) de muitos países. Saber identificá-las exige apenas curiosidade sobre história.

3. Curto e longo prazo

Falando em história, nunca é demais lembrar que o tempo é o "senhor de tudo". Ciclos econômicos fazem parte da evolução do mundo. Dependendo do recorte de tempo considerado, em ciclos mais longos de 20 ou 30 anos, é o crescimento que prevalece.

A taxa de câmbio, por exemplo, neste momento tem significativa valorização do real perante o dólar. Porém, quando analisada ao longo dos últimos 10 anos, seu comportamento é muito diferente, oferecendo importantes argumentos para prever o que está por vir.

4. Estratégias de investimento

Recentemente a estratégia day trade tem ganhado espaço por aqui. Esta é uma estratégia que busca ganhos meramente especulativos realizados num único dia.

A origem desses ganhos decorre exclusivamente do volume de compra e venda do papel, e não de indicadores mais consistentes. Isto caracteriza alto arrisco, podendo incorrer em ganhos significativos —mas, por outro lado, também podem ocorrer perdas totais.

Mas há uma outra estratégia pouco considerada, porém recomendada por grandes investidores. Trata-se da estratégia buy and hold (comprar e manter).

Aqui retomo os pontos anteriores: grandes empresas globais, com fundamentos sólidos ao longo do tempo podem ser boas oportunidades de investimento, apesar desta montanha-russa econômica.

Por tudo isso, não deixe de pensar no seu futuro financeiro. Não abra mão de conquistar sua liberdade financeira por receio da crise econômica. Busque conhecimento!

Quando estamos doentes, procuramos um médico dedicado a estudar aquela doença. Com o dinheiro não deve ser diferente. Busque um especialista em investimentos e siga construindo um futuro melhor para você e sua família.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado