IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

Bitcoin? Não, litecoin é a criptomoeda para ficar de olho em 2023

A litecoin é a sua alternativa mais rápida e barata do que o bitcoin; entenda - Getty Images
A litecoin é a sua alternativa mais rápida e barata do que o bitcoin; entenda Imagem: Getty Images

Nicolas Meireles Nogueira

11/01/2023 04h00

Em um cenário em que os entusiastas de criptomoedas têm buscado oportunidades no mercado, já que o preço do bitcoin variou pouco nas últimas semanas, uma criptomoeda tem potencial para chamar a atenção dos investidores nos próximos meses: a litecoin, ou LTC.

Quer saber um pouco mais sobre a litecoin e entender os motivos pelos quais ela pode superar o desempenho das criptos rivais em 2023? Vem com a gente!

O que é a litecoin?

A litecoin é uma das criptomoedas mais antigas do mercado. Ela foi criada em 2011 por Charlie Lee, ex-engenheiro do Google. Na época, ele formulou uma "versão leve" do bitcoin, ou seja, uma moeda digital capaz de realizar transações mais rápidas do que a criptomoeda que havia surgido em 2009.

A ideia de Lee fazia sentido: o bitcoin privilegia a descentralização em detrimento da velocidade, o que o torna pouco eficiente para pagamentos do dia a dia. Logo, os blocos com transações de bitcoin são acrescentados à rede a cada dez minutos pelos mineradores, mas as transferências podem demorar até uma hora e meia para serem confirmadas definitivamente.

Por outro lado, a litecoin processa os blocos de transações a cada 2,5 minutos, o que equivale a uma rede quatro vezes mais rápida do que a do bitcoin. Isso também faz com que o tempo de confirmação definitiva das transações seja mais veloz do que o concorrente.

No mais, ambas as redes são parecidas e confiáveis. O bitcoin continua sendo a criptomoeda mais popular do mercado, enquanto a litecoin é a sua alternativa mais rápida e barata, o que atrai entusiastas que estão em busca de velocidade na hora de negociar criptoativos.

Qual o diferencial da litecoin em 2023?

Assim como o bitcoin, a rede da litecoin dá "moedas" como recompensa aos mineradores, já que eles gastam tempo e dinheiro processando as transações. Essa é a única maneira pela qual novas moedas são criadas: a cada bloco, os mineradores recebem esse prêmio e decidem se vão mantê-lo ou vendê-lo no mercado.

Porém, as duas redes possuem um limite de oferta: a do bitcoin é limitada a 21 milhões de BTC, enquanto a da litecoin é limitada a 84 milhões de LTC. Para possibilitar isso, elas possuem um mecanismo conhecido como "halving": a cada quatro anos, a recompensa gerada pelos novos blocos é cortada pela metade. Com o corte na recompensa, se diminui a oferta de novas criptos com o passar do tempo, até que esse número chegue próximo a zero e não se consiga gerar novas moedas.

Historicamente, o halving é visto com bons olhos pelos investidores, já que, na prática, diminui a oferta de novas criptos no mercado. Com menos oferta e a manutenção da demanda, a tendência é de alta nos preços —e no caso da litecoin, o halving ocorrerá em agosto de 2023.

Por conta disso, é bom ficar de olho no preço da LTC; geralmente, a ação ocorre um pouco antes do halving, já que os especialistas antecipam o movimento de mercado. Além disso, é importante destacar que não há garantias de que o preço vai subir ou cair por conta do evento.

Quer se aprofundar no universo dos criptoativos? Acompanhe os artigos do PagBank PagSeguro no UOL Economia!

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado