IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras continua entre ações mais recomendadas em setembro; veja outras

Márcio Anaya

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/09/2020 04h00

A gigante Petrobras se mantém em setembro entre as ações mais recomendadas pelos analistas, com presença em cinco dos oito portfólios analisados pelo UOL Economia+. Em relatório, o BTG Pactual diz manter o rating de compra para a companhia desde o início da pandemia, refletindo sua resiliência e o alto nível dos seus ativos de exploração e produção, entre outros fatores.

"Embora continuemos conservadores em relação ao ritmo de recuperação dos preços do petróleo, o foco da Petrobras em projetos de alto retorno na área do pré-sal significa que a empresa provavelmente poderá reduzir o ponto de equilíbrio do petróleo abaixo de US$ 30/barril, abrindo caminho para lucros sustentáveis a longo prazo."

A Ágora Investimentos também reiterou neste mês a recomendação de Petrobras. Segundo a corretora, as ações da estatal devem seguir reagindo aos fundamentos globais de oferta e demanda, bem como ao comportamento dos preços futuros do petróleo. A instituição disse, ainda, que a companhia pode retomar com maior foco sua agenda de venda de ativos.

B3 se mantém em destaque em setembro

Para este mês, a Mirae Asset Corretora e a Necton Investimentos retiraram as ações da B3 de suas carteiras recomendadas. Ainda assim, o papel se mantém entre os destaques do período, com quatro recomendações, entre oito instituições pesquisadas.

Em sua análise sobre o papel, a Ágora afirma que as baixas taxas de juros devem se manter e seguir atraindo importantes fluxos locais de outras classes de ativos para as ações, beneficiando a Bolsa. A instituição acredita também que mais companhias, de vários setores, deverão abrir capital, provavelmente melhorando o mix de mercado.

No BTG, um dos destaques do relatório é a presença maior de investidores pessoa física na Bolsa, com aumento aproximado de 70% no ano, até julho, totalizando mais de 1 milhão de contas abertas no período. "Com as taxas de juros em níveis historicamente baixos, essa tendência pode persistir."

Totvs entra em uma carteira e sai de outra

A Totvs é uma das novidades entre as ações indicadas pela Santander Corretora para setembro. Segundo relatório da instituição, a fabricante de softwares é um competidor interessante para capturar a digitalização corporativa brasileira, o financiamento da cadeia de fornecimento e a adoção do comércio eletrônico entre empresas.

No BTG, os papéis da companhia deram lugar à Duratex, única troca efetuada neste mês em relação à lista de agosto. "As ações [da Totvs] tiveram um desempenho extremamente bom nos últimos meses", justifica o banco. A empresa negocia uma fusão com a Linx e, recentemente, se propôs a pagar uma multa de R$ 100 milhões caso sua proposta seja vetada posteriormente pelo Cade, órgão antitruste do país.

Carteiras recomendadas para setembro têm 15 alterações

No total, houve 15 trocas de recomendações entre as carteiras monitoradas pelo UOL Economia+ neste mês. Foram analisados oito portfólios de ações indicados por bancos e corretoras. A BB Investimentos e a Mirae Asset Corretora, por exemplo, promoveram três alterações em relação ao mês passado. Santander, Necton e Terra Investimentos fizeram duas trocas cada.

Confira outros destaques e as carteiras completas recomendadas para setembro. Os códigos e preços das ações podem ser conferidos na página de cotações do UOL Economia.

Este material é exclusivo para assinantes, mas está aberto por tempo limitado

Para acessar o ebook, preencha seu nome e e-mail abaixo. Ao clicar em baixar, você concorda com nossa Política de Privacidade e aceita receber e-mails sobre o UOL Investimentos.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.