IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações da B3 lideram recomendações para a semana; varejo tem duas baixas

Márcio Anaya

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/09/2020 04h00

Em uma semana mais curta, em razão do feriado de 7 de setembro, as ações da B3 foram as mais recomendadas para o período. Os papéis da Bolsa paulista figuram em três das cinco carteiras monitoradas pelo UOL Economia+, análise que considera a Guide Investimentos, Mirae Asset Corretora, MyCap, Terra Investimentos e XP Investimentos.

A Guide diz esperar que os números operacionais da B3 continuem mais fortes neste ano, especialmente em ações (segmento Bovespa) e futuros (segmento BM&F), diante do ambiente de juros baixos.

"Em meio ao cenário conturbado, a companhia vem observando grande fluxo de negociações, por mais que os preços das ações estejam bem mais baixos, o que pode acabar por beneficiar a companhia em volume", diz o relatório da instituição —para a qual a Bolsa seguirá procurando oportunidades de crescimento via aquisições na América Latina.

Veja os papéis mais indicados para esta semana (08.09 a 11.09)*:

  • B3 (B3SA3): 3 recomendações.
  • Itaú Unibanco PN (ITUB4): 2 recomendações.
  • Magazine Luiza (MGLU3): 2 recomendações.
  • TIM ON (TIMP3): 2 recomendações.
  • Via Varejo (VVAR3): 2 recomendações.

*Levantamento feito com base nas carteiras recomendadas pelas seguintes instituições: Guide Investimentos, Mirae Asset Corretora, MyCap, Terra Investimentos e XP Investimentos.

B2W e Renner deixam lista de varejistas recomendadas

Ao todo, houve nove trocas de recomendações entre as carteiras analisadas pelo UOL Economia+ nesta semana, em relação ao período imediatamente anterior.

Nessas substituições, chama atenção o setor de varejo, que segue entre os mais recomendados pelas corretoras, mas registrou duas baixas no período: B2W Digital e Renner deixaram os portfólios selecionados pela MyCap e Terra Investimentos, respectivamente. Com as saídas, as companhias não figuram mais na relação geral de papéis de varejistas com indicação de compra na semana.

Na MyCap, o setor de varejo foi compensado pela entrada de Magazine Luiza no lugar da B2W Digital. Já no caso da Terra, as ações da Renner deram lugar à empresa de telefonia TIM.

"A redução dos esforços comerciais e os ganhos de digitalização permitiram que a operadora continuasse gerando caixa, o que pode ser importante para futuras estratégias de crescimento, como por exemplo a parceria com o banco digital C6, com o objetivo de expandir sua base e fidelizar clientes", diz o relatório da instituição.

Cogna entra na carteira da Guide e deixa portfólio da XP; Marfrig faz o caminho contrário

A Guide optou por recomendar as ações da Cogna nesta semana, em substituição às do Magazine Luiza. Em relatório, a corretora afirma que a empresa de educação se destaca principalmente pelo seu forte poder de execução e agilidade da administração, que conseguiu reestruturar a companhia diante das mudanças econômicas e regulatórias do setor. Além disso, diz a instituição, a Cogna figura como uma das candidatas à consolidação no segmento de ensino básico.

Outra novidade na lista de recomendações da Guide é a TIM, que entrou no lugar de Marfrig. Segundo a corretora, os papéis da empresa de telefonia devem ter destaque maior nos próximos dias, por conta da venda de ativos móveis da Oi.

Na XP Investimentos, o entra e sai desses papéis seguiu a direção inversa. A instituição decidiu retirar Cogna do seu portfólio técnico escolhido para esta semana, dando lugar justamente à Marfrig.

Confira eventuais mudanças e as carteiras completas recomendadas

Guide Investimentos

  • Incluiu: Cogna Educação (COGN3) e TIM ON (TIMP3).
  • Retirou: Magazine Luiza (MGLU3) e Marfrig (MRFG3).
  • Carteira recomendada: B3 (B3SA3), CSN (CSNA3), Itaú PN (ITUB4), Cogna Educação (COGN3) e TIM ON (TIMP3).

Mirae Asset Corretora

  • Incluiu: Bradesco PN (BBDC4), Gerdau PN (GGBR4) e Klabin Unit (KLBN11).
  • Retirou: Banco Inter Unit (BIDI11), MRV (MRVE3) e Rumo (RAIL3).
  • Carteira recomendada: Bradesco PN (BBDC4), B3 (B3SA3), Gerdau PN (GGBR4), JBS (JBSS3), Klabin Unit (KLBN11), Magazine Luiza (MGLU3), Randon PN (RAPT4), Ultrapar (UGPA3), Vale (VALE3) e Via Varejo (VVAR3).

MyCap Investimentos

  • Incluiu: Magazine Luiza (MGLU3).
  • Retirou: B2W Digital (BTOW3).
  • Carteira recomendada: Cyrela (CYRE3), Magazine Luiza (MGLU3), Movida (MOVI3), Petrobras PN (PETR4) e PetroRio (PRIO3).

Terra Investimentos

  • Incluiu: TIM ON (TIMP3).
  • Retirou: Renner (LREN3).
  • Carteira recomendada: Banco do Brasil (BBAS3), Iguatemi (IGTA3), MRV (MRVE3), TIM ON (TIMP3) e Via Varejo (VVAR3).

XP Investimentos

  • Incluiu: Itaú PN (ITUB4) e Marfrig (MRFG3).
  • Retirou: Cogna Educação (COGN3) e M.Dias Branco (MDIA3).
  • Carteira recomendada: B3 (B3SA3), CCR (CCRO3), Itaú PN (ITUB4), Lojas Americanas PN (LAME4) e Marfrig (MRFG3).

O preço e o desempenho das ações podem ser conferidos na página de cotações do UOL Economia.

Este material é exclusivo para assinantes, mas está aberto por tempo limitado

Para acessar o ebook, preencha seu nome e e-mail abaixo. Ao clicar em baixar, você concorda com nossa Política de Privacidade e aceita receber e-mails sobre o UOL Investimentos.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.