IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ação da Vale é a mais recomendada para outubro

Márcio Anaya

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/10/2020 04h00

Incertezas com relação à situação fiscal do país concentraram as preocupações dos investidores no fim de setembro e permanecem no radar para outubro, segundo relatórios de bancos e corretoras monitorados pelo UOL Economia+.

"Um grande ponto de atenção serão os desdobramentos com relação ao programa Renda Cidadã, além do possível imposto sobre transações financeiras digitais aos moldes da antiga CPMF", diz a Guide Investimentos.

Nesse ambiente, a Bolsa de Valores amargou perdas pelo segundo mês consecutivo, com o principal índice de ações do país (Ibovespa) acumulando baixa de 4,8% em setembro, aos 94.603,38 pontos. Com o resultado, a desvalorização acumulada no ano ficou em 18,2%.

"O imbróglio fiscal e um cenário externo ainda volátil devem se traduzir em desvalorização do real", destaca a Necton Investimentos, que revisou para R$ 6 sua projeção para o dólar no fim de 2020.

A expectativa de que a moeda americana permaneça forte nos próximos meses é a principal razão para a aposta nas ações da mineradora Vale —que mais uma vez liderou as recomendações.

Veja os papéis mais indicados para outubro*:

  • Vale (VALE3): 8 recomendações
  • B3 (B3SA3): 5 recomendações
  • Via Varejo (VVAR3): 5 recomendações
  • Bradesco PN (BBDC4): 4 recomendações
  • Gerdau PN (GGBR4): 4 recomendações
  • Marfrig (MRFG3): 4 recomendações
  • Rumo (RAIL3): 4 recomendações

*Levantamento feito com base nas carteiras recomendadas pelas seguintes instituições: Ágora Investimentos, BB Investimentos, BTG Pactual, Guide Investimentos, Mirae Asset Corretora, Necton Investimentos, Santander Corretora e Terra Investimentos.

Vale

A Vale se manteve como unanimidade entre as carteiras de ações acompanhadas pelo UOL Economia+, tendo sido indicada para outubro por todas as oito instituições.

A Santander Corretora acredita que a demanda por minério de ferro de alta qualidade continuará elevada no curto prazo, em razão de estímulos econômicos adotados pela China, como a priorização de obras de infraestrutura.

Nesse contexto, diz o relatório da instituição, a Vale tem a seu favor a capacidade de aumentar a oferta desse produto, por conta do incremento do projeto S11D —o maior complexo minerador da história da empresa, localizado no sudeste do Pará.

"No topo de um mercado de minério de ferro resiliente e melhorando as tendências operacionais no segundo semestre, esperamos que as ações da Vale sejam reavaliadas e impulsionadas pela redução do risco após Brumadinho [em janeiro de 2019, a barragem da usina se rompeu]", afirma a Ágora Investimentos, em relatório.

A corretora cita também a expectativa de pagamentos expressivos de dividendos aos acionistas ao longo deste ano e do próximo —projetando uma distribuição total de US$ 5 bilhões até março de 2021.

Na Guide, um dos destaques no comentário de Vale é quanto ao compromisso da administração em reduzir custos e o endividamento.

Confira eventuais mudanças e as carteiras completas das 8 instituições

Ágora Investimentos

  • Carteira recomendada: B3 (B3SA3), Cesp PNB (CESP6), Eletrobras PNB (ELET6), Iguatemi (IGTA3), Itaú PN (ITUB4), Lojas Americanas PN (LAME4), Petrobras PN (PETR4), Rumo (RAIL3), Suzano (SUZB3) e Vale (VALE3).

Obs: não houve alterações em relação ao mês passado.

BB Investimentos

  • Incluiu: Cyrela (CYRE3), Randon PN (RAPT4), Santander Unit (SANB11) e Ydqus (YDUQ3).
  • Retirou: B2W (BTOW3), Centauro (CNTO3), Minerva (BEEF3) e MRV (MRVE3).
  • Carteira recomendada: Bradesco PN (BBDC4), Cyrela (CYRE3), Marfrig (MRFG3), Randon PN (RAPT4), Santander Unit (SANB11), Taesa Unit (TAEE11), Unidas (LCAM3), Vale (VALE3), Via Varejo (VVAR3) e Ydqus (YDUQ3).

BTG Pactual

  • Incluiu: Gerdau PN (GGBR4) e Magazine Luiza (MGLU3).
  • Retirou: JBS (JBSS3) e Lojas Americanas PN (LAME4).
  • Carteira recomendada: B3 (B3SA3), CCR (CCRO3), Cyrela (CYRE3), Duratex (DTEX3), Gerdau PN (GGBR4), Magazine Luiza (MGLU3), Oi (OIBR3), Petrobras PN (PETR4), TIM (TIMP3) e (VALE3).

Guide Investimentos

  • Incluiu: JBS (JBSS3), Natura (NTCO3) e Weg (WEGE3).
  • Retirou: Cyrela (CYRE3), Minerva (BEEF3) e Via Varejo (VVAR3).
  • Carteira recomendada: B3 (B3SA3), BTG Pactual Unit (BPAC11), Equatorial (EQTL3), Hapvida (HAPV3), JBS (JBSS3), Locaweb (LWSA3), Natura (NTCO3), Rumo (RAIL3), Vale (VALE3) e Weg (WEGE3).

Mirae Asset Corretora

  • Incluiu: Cosan (CSAN3), Iochpe-Maxion ON (MYPK3), Klabin Unit (KLBN11) e Marfrig (MRFG3).
  • Retirou: Banco Inter Unit (BIDI11), JBS (JBSS3), MRV (MRVE3) e Petrobras PN (PETR4).
  • Carteira recomendada: Cosan (CSAN3), Gerdau PN (GGBR4), Iochpe-Maxion ON (MYPK3), Klabin Unit (KLBN11), Magazine Luiza (MGLU3), Marfrig (MRFG3), Randon PN (RAPT4), Romi (ROMI3), Vale (VALE3) e Via Varejo (VVAR3).

Necton Investimentos

  • Incluiu: B3 (B3SA3) e Marfrig (MRFG3).
  • Retirou: ETF Small Caps (SMAL11) e Hermes Pardini (PARD3).
  • Carteira recomendada: B3 (B3SA3), Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco PN (BBDC4), Gerdau PN (GGBR4), Hapvida (HAPV3), Marfrig (MRFG3), Rumo (RAIL3), Vale (VALE3), Via Varejo (VVAR3) e Vivara (VIVA3).

Santander Corretora

  • Incluiu: BTG Pactual Unit (BPAC11).
  • Retirou: Ambev (ABEV3).
  • Carteira recomendada: B2W (BTOW3), Bradesco PN (BBDC4), BTG Pactual Unit (BPAC11), Carrefour (CRFB3), Klabin Unit (KLBN11), Marfrig (MRFG3), Petrobras ON (PETR3), Totvs (TOTS3), Vale (VALE3) e Via Varejo (VVAR3).

Terra Investimentos

  • Carteira recomendada: B3 (B3SA3), Bradesco PN (BBDC4), Eztec (EZTC3), Gerdau PN (GGBR4), JBS (JBSS3), Petrobras PN (PETR4), Rumo (RAIL3), Telefônica PN (VIVT4), Vale (VALE3) e Via Varejo (VVAR3).

Obs: não houve alterações em relação ao mês passado.

O preço e o desempenho das ações podem ser conferidos na página de cotações do UOL Economia.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.