IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Café com Mercado: taxa de juros dos EUA, fala do Fed e decisão de Trump

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/10/2020 08h00

Este é o Café com Mercado, do UOL Economia+, com uma análise objetiva das notícias que vão impactar os investimentos. Ontem (6), o Ibovespa teve baixa de 0,49%. O dólar, por sua vez, teve alta de 0,52% cotado a R$ 5,595 na venda.

As Bolsas europeias fecharam a terça-feira (6) em alta, após a declaração da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, de que a Europa ainda não chegou ao nível em que novos cortes da taxa de juros irão prejudicar a economia. Com a notícia, o mercado se animou com a expectativa de que as taxas de juros do bloco continuem caindo.

Apesar da boa notícia vinda da Europa, a Bolsa americana se assustou com a fala do presidente do Fed (Banco Central Americano), Jerome Powell, de que o caminho para a recuperação econômica do país ainda é longo e que o mercado precisará de mais estímulos além dos que foram liberados até agora.

A maior preocupação é de que as informações que o Fed possui --e que podem ainda não ter chegado ao alcance dos investidores-- sejam piores do que o esperado.

Além disso, ontem no final do dia o presidente Donald Trump suspendeu as negociações sobre um novo estímulo econômico e informou que elas devem ser retomadas somente após as eleições americanas, que estão marcadas para o dia 3 de novembro.

União das lideranças políticas

No cenário interno, o mercado permanece de olho no andamento das reformas e, em especial, nos desdobramentos sobre o programa social Renda Cidadã. Na segunda-feira (5), o ministro da Economia, Paulo Guedes, e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), se encontraram para tentar achar uma solução que viabilize a criação do programa sem desrespeitar o teto dos gastos.

A reunião é importante para mostrar união das principais lideranças políticas e deixar claro o compromisso com as contas públicas para 2021. No encontro, foram colocadas no radar medidas de ajustes que podem liberar até R$ 45,4 bilhões do orçamento.

A nova proposta do programa Renda Cidadã com a descrição das fontes de financiamento deve ser apresentada até o fim do dia de hoje (7).

Taxa de juros dos EUA

As atenções dos investidores irão se voltar hoje (7) para a decisão da taxa de juros do Banco Central Americano, que será divulgada às 15h. A decisão ganha atenção ainda maior devido às declarações do presidente do Fed e do presidente Donald Trump feitas ontem.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.