IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Café com Mercado: queda no preço do petróleo e inflação nos EUA

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/10/2020 08h00

Ontem (12), o Ibovespa não funcionou devido ao feriado nacional do dia de Nossa Senhora Aparecida.

A atenção no mercado internacional continua voltada para a perspectiva de um novo pacote de estímulos dos EUA. Neste final de semana, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steve Mnuchin, e o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, pediram que o Congresso aprove um projeto de lei urgentemente com medidas de estímulo enquanto não se chega a um acordo sobre um pacote mais abrangente.

Especialistas também dizem que, independentemente de quem ganhe as eleições americanas no mês que vem, é praticamente certo que novos estímulos sejam liberados no primeiro trimestre de 2021, uma vez que a economia americana ainda não obteve recuperação total após a queda na arrecadação devido à pandemia de covid-19.

A liberação de novos recursos agrada aos investidores, uma vez que ainda são encontrados vários sinais de fragilidade na economia do país, e o próprio presidente do Banco Central Americano, Jerome Powell, declarou na última semana que a economia ainda precisa de novas injeções financeiras.

Além disso, o mercado já começa a ficar de olho na temporada de divulgação de balanços trimestrais que começam essa semana nos EUA.

Queda na cotação do petróleo

No Brasil, seguem as preocupações em torno das reformas prometidas por Jair Bolsonaro durante as eleições. Neste final de semana, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM - RJ), disse que a proposta de reforma administrativa deve ser votada apenas no ano que vem.

As reformas são aguardadas para colocar nos eixos as contas do governo e voltar a trazer segurança para os investidores acerca da administração pública.

No setor de energia, atenção especial para a queda de 3% da cotação do petróleo, após retomada da produção de campos petrolíferos na Líbia, Noruega e EUA, o que irá aumentar a oferta da commodity num cenário de baixa demanda devido à pandemia.

Essa baixa afeta diretamente a arrecadação de empresas petrolíferas como a Petrobras (PETR4) no Brasil.

Tendências do setor de varejo

No calendário econômico internacional, será divulgado hoje (13), às 9h30, o IPC dos EUA, que mede a evolução dos preços de bens de serviços do país.

No Brasil, será divulgado, às 11h, o índice de confiança dos empresários. O indicador serve para identificar as tendências de ações dos empresários do setor de varejo.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.