IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ação da Vale lidera recomendações para a semana, mostra levantamento

Márcio Anaya

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/10/2020 04h00

Os papéis da Vale receberam três recomendações de compra nesta semana e lideram o acompanhamento feito pelo UOL Economia+, que abrange seis corretoras. Existe grande expectativa dos analistas quanto ao balanço financeiro do terceiro trimestre da mineradora —agendado para amanhã (28), após o fechamento dos mercados.

Na semana passada, a companhia divulgou que sua produção de minério de ferro atingiu 88,7 milhões de toneladas entre julho e setembro deste ano, uma alta de 2,3% na comparação com igual período de 2019. Um dos destaques do relatório da empresa foi o recorde de produção no Sistema Norte, que alcançou 56,9 milhões de toneladas, o maior volume para um trimestre na região.

Quanto às demais ações selecionadas pelos especialistas, houve um equilíbrio na semana, com um grupo de seis companhias recebendo duas indicações: B2W, Gerdau, Klabin, Magazine Luiza, Petrobras e Via Varejo. O monitoramento teve como base as divulgações feitas pela Elite Investimentos, Guide Investimentos, Mirae Asset Corretora, MyCap, Terra Investimentos e XP Investimentos.

Confira os papéis mais recomendados para esta semana (de 26 a 30/10)*:

  • Vale (VALE3): 3 recomendações
  • B2W (BTOW3): 2 recomendações
  • Gerdau PN (GGBR4): 2 recomendações
  • Klabin Unit (KLBN11): 2 recomendações
  • Magazine Luiza (MGLU3): 2 recomendações
  • Petrobras PN (PETR4): 2 recomendações
  • Via Varejo (VVAR3): 2 recomendações

*Levantamento feito com base nas carteiras recomendadas pelas seguintes instituições: Elite Investimentos, Guide Investimentos, Mirae Asset Corretora, MyCap, Terra Investimentos e XP Investimentos.

Petrobras é novidade na lista da MyCap e volta a figurar entre papéis mais indicados

A gigante Petrobras ingressou nesta semana no portfólio da MyCap e, com a manutenção na carteira da XP, está entre os destaques da lista geral de recomendações da semana.

A estatal divulgou na semana passada seu relatório operacional e de vendas no terceiro trimestre. De acordo com a XP, os destaques ficaram por conta da produção de petróleo no pré-sal, que aumentou 8% em relação ao período imediatamente anterior, e da maior taxa de utilização do parque de refino.

A corretora pondera, no entanto, que as produções de petróleo em campos terrestres e em águas rasas diminuíram significativamente na mesma base comparativa. As quedas foram de 6,5% e 19%, respectivamente, refletindo principalmente "desinvestimentos de ativos e redução da força de trabalho devido à pandemia de Covid-19", além de um declínio natural nesses resultados, diz a XP.

Assim como a Vale, a empresa agendou para 28 de outubro a divulgação de seu balanço financeiro do terceiro trimestre.

Klabin entra na carteira da MyCap, mas deixa seleção feita pela XP

As units (cesta de ações) da Klabin estão entre as novidades do portfólio preparado pela MyCap para esta semana. Os papéis foram ainda mantidos na relação feita pela Mirae, mas deixaram a lista de ativos escolhidos pela XP para o período.

Carteiras recomendadas da semana têm um total de 15 mudanças

O acompanhamento do UOL Economia+ mostra que as corretoras realizaram, nesta semana, 15 alterações nas carteiras recomendadas. A MyCap mudou completamente seu portfólio, indicando cinco novos papéis. Guide e XP promoveram, cada uma, três substituições, enquanto a Mirae mudou duas ações. A Elite e a Terra Investimentos fizeram apenas uma alteração.

Confira eventuais alterações e os portfólios completos indicados

Elite Investimentos

  • Incluiu: Duratex (DTEX3).
  • Retirou: SLC Agrícola (SLCE3).
  • Carteira recomendada: Duratex (DTEX3), Eneva (ENEV3), Magazine Luiza (MGLU3), Unidas (LCAM3) e Vale (VALE3).

Guide Investimentos

  • Incluiu: Bradesco PN (BBDC4), Gerdau PN (GGBR4) e Localiza (RENT3).
  • Retirou: Cosan (CSAN3), Lojas Quero-Quero (LJQQ3) e Movida (MOVI3).
  • Carteira recomendada: B2W (BTOW3), Bradesco PN (BBDC4), Gerdau PN (GGBR4), Localiza (RENT3) e Vale (VALE3).

Mirae Asset Corretora

  • Incluiu: Cyrela (CYRE3) e Santander Unit (SANB11).
  • Retirou: Romi (ROMI3) e Weg (WEGE3).
  • Carteira recomendada: Cosan (CSAN3), Cyrela (CYRE3), Gerdau (GGBR4), Iochpe-Maxion ON (MYPK3), Klabin Unit (KLBN11), Magazine Luiza (MGLU3), Randon PN (RAPT4), Santander Unit (SANB11), Vale (VALE3), Via Varejo (VVAR3).

MyCap Investimentos

  • Retirou: BRF (BRFS3), Camil (CAML3), Direcional Engenharia (DIRR3), Magazine Luiza (MGLU3) e Vulcabras Azaleia (VULC3).
  • Carteira recomendada: B2W (BTOW3), Klabin Unit (KLBN11), Movida (MOVI3), Petrobras PN (PETR4) e Rumo (RAIL3).

Obs: mudou todos os papéis em relação à semana passada.

Terra Investimentos

  • Incluiu: Renner (LREN3).
  • Retirou: Iguatemi (IGTA3).
  • Carteira recomendada: Banco do Brasil (BBAS3), MRV (MRVE3), Renner (LREN3), TIM ON (TIMP3) e Via Varejo (VVAR3).

XP Investimentos

  • Incluiu: B3 (B3SA3), Eletrobras ON (ELET3) e Natura (NTCO3).
  • Retirou: Klabin Unit (KLBN11), Movida (MOVI3) e Via Varejo (VVAR3).
  • Carteira recomendada: B3 (B3SA3), Eletrobras ON (ELET3), Itaú PN (ITUB4), Natura (NTCO3) e Petrobras PN (PETR4).

O preço e o desempenho das ações podem ser conferidos na página de cotações do UOL Economia.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.