IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Não é para o investidor se desesperar, dizem analistas sobre queda da Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/10/2020 08h00

O Ibovespa teve um dia difícil nesta quarta-feira (28), com queda de 4,25%, pior desempenho desde abril. As razões foram o pessimismo global com uma nova onda de contaminação de covid-19 na Europa e nos EUA e piora da crise do Brasil.

O dólar avançou 1,43% cotado a R$ 5,763 na venda.

Investidor não deve se desesperar

Para Joaquim Paiffer, gestor e sócio fundador da Tuchê Asset, o momento é de oportunidade para os que possuem capital disponível.

Em geral, o mais importante agora é não vender em meio ao pânico do mercado.

Renato Mimica, sócio do BTG Pactual e CIO Exame Research, afirmou: "Estamos positivos com a Bolsa no Brasil no médio prazo. Portanto, recomendamos que investidores mantenham calma nesses momentos de estresse maior (obedecendo uma carteira balanceada). Esperamos que notícias sobre uma vacina eficaz sejam um catalisador positivo para preços dentro dos próximos seis meses."

Para o analista Flávio Conde, head de análise da Inversa Publicações, a situação é preocupante no curto prazo. Contudo, as expectativas no médio prazo para os mercados do Brasil e nos EUA continuam positivas.

Segundo ele, o cenário deve melhorar em algumas semanas, e essa é uma oportunidade para os investidores que possuem capital disponível possam iniciar as compras de maneira gradual.

Já para Jerson Zanlorenzi, responsável pela mesa de ações do BTG Pactual Digital, o momento é de cautela. O analista recomenda a diminuição parcial das posições em algumas ações para liberação de capital visando oportunidades futuras e alocação de capital em ativos de proteção, como o dólar.

Casos de covid-19

Na maioria dos países, a quantidade de novos casos por dia está acima da quantidade registrada durante o pico da pandemia em junho e julho.

A Alemanha e França já declararam novos lockdowns em algumas regiões, e a medida pode ser seguida pelos demais países da Europa.

No Brasil, a tensão política com a disputa entre a base aliada do governo e a oposição continua atrasando a aprovação das reformas e coloca em risco o orçamento para 2021, diminuindo a confiança dos investidores.

PIB trimestral dos EUA

No calendário econômico desta quinta-feira (28), destaques para:

  • 9h30: PIB Trimestral dos EUA e os dados dos novos pedidos de seguro-desemprego.
  • 9h45: Decisão da taxa básica de juros da Europa
  • 11h30: Coletiva de imprensa do BCE (Banco Central Europeu), que dá sinais sobre as perspectivas da instituição para a economia da Europa.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.