IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PIB dos EUA, estoque de petróleo: 5 tópicos que podem impactar a Bolsa hoje

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/11/2020 08h00

Veja no Café com Mercado desta quarta-feira (25) 5 assuntos em que os investidores da Bolsa devem ficar de olho hoje.

1) PIB trimestral dos EUA

Às 10h30, será divulgado o PIB (Produto Interno Bruto) trimestral dos EUA. O indicador revela a evolução da atividade econômica no país e ajuda a confirmar as apostas dos investidores para as próximas semanas.

2) Estoques de petróleo bruto

Os estoques de petróleo bruto dos EUA serão divulgados hoje, às 10h30. A cotação do combustível vem apresentando forte recuperação após as boas notícias acerca das vacinas contra a covid-19. Este indicador pode mostrar se há ou não uma oferta em excesso do petróleo no país.

3) Juros nos EUA

As atas da última reunião do Fomc (órgão responsável pela decisão da taxa de juros nos EUA) devem ser divulgadas hoje, às 16h.

O mercado deve reagir ao documento. As conversas durante a reunião podem dar uma perspectiva da saúde econômica do país e do futuro da política monetária.

4) Reino Unido pretende encerrar lockdown

A partir de 2 de dezembro, o Reino Unido pretende suspender o lockdown no país. O primeiro-ministro, Boris Johnson, prevê, entretanto, uma série de medidas de prevenção até março de 2021.

Junto com as recentes notícias sobre a vacina, isso deve sustentar os ganhos das Bolsas da Europa e se refletir aqui também no curto prazo.

5) Transição de governo nos EUA

As Bolsas internacionais se animaram nesta terça-feira (24) com dois anúncios importantes vindos dos EUA:

  • Donald Trump autorizou a formação de uma equipe de transição de seu governo, assumindo indiretamente pela primeira vez a derrota nas eleições de novembro.
  • Os nomes escolhidos por Joe Biden para compor sua equipe agradaram os investidores e trazem a expectativa de um governo com menos conflitos internacionais e mais aberto.

O cenário gera boas perspectivas para o próximo ano e ajuda a manter a entrada de investimento estrangeiro no Brasil (que já recebeu mais de US$ 26 bilhões em investimentos em novembro) para os próximos dias.

Fique de olho

Segundo a casa de análise Recomenda Ações, a Petrobras (PETR4) deve ser uma das principais beneficiadas com o otimismo de chegada da vacina e retorno do mercado ao "novo normal". Por isso, o investidor deve ficar de olho nas ações da companhia.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.