IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Privatizações, gastos do governo, vacina: o que impacta a Bolsa em 2021?

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/12/2020 08h00

Fique de olho especial 2021

A última edição do Café com Mercado de 2020 traz Guilherme Cunha, consultor financeiro da casa de análise Recomenda Ações.

Para Cunha, os investidores na Bolsa devem ficar ligados principalmente em dois pontos:

1) O controle definitivo da covid-19 pelo mundo. O mercado vai acompanhar de perto a eficácia das vacinas e se novas mutações importantes do vírus irão surgir.

Caso a situação seja controlada de vez, a economia mundial tem de tudo para continuar o avanço que vem apresentando nas últimas semanas e atingir novos recordes ao longo do ano.

2) Passadas as preocupações acerca da pandemia, o mercado irá começar a focar nas questões fiscais e de privatizações no Brasil.

Essas eram as principais propostas econômicas de Jair Bolsonaro e que ainda não saíram do papel. A especulação deve mexer com a Bolsa durante o processo e alavancar ainda mais os ganhos caso sejam concretizadas.

Na próxima edição, que será a primeira de 2021, vamos falar sobre quais setores o analista acredita que serão beneficiados em cada uma dessas etapas.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.