IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lula elegível deve fazer Bolsa oscilar ainda mais hoje

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/03/2021 04h00

Ontem (8), o mercado respondeu com força ao anúncio de que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato. A decisão torna Lula elegível novamente.

No fechamento do mercado, o Ibovespa despencou 3,98%, enquanto o dólar subiu 1,67%. O assunto segue na pauta do investidor hoje (9) e ao longo da semana.

Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, este e outros três assuntos que vão afetar a Bolsa hoje (9).

1) Anulação das condenações de Lula

O assunto deve continuar no radar dos investidores ao longo da semana, uma vez que ainda precisa passar por plenário do Supremo. Além disso, a Procuradoria-Geral da República (PGR) recorrerá da decisão. O mercado pode oscilar muito diante dessas notícias.

2) Setor de serviços no Brasil

O IBGE divulga, às 9h, o volume de negócios do setor de serviços no Brasil referente a janeiro.

O setor, que é um dos que mais emprega no país, sofreu por conta da pandemia no ano passado, e os números de janeiro são indicadores importantes para entender se houve alguma retomada.

3) PIB da zona do euro

O mercado deve também repercutir a publicação do PIB (Produto Interno Bruto) da zona do euro. O indicador mostra o aquecimento da economia do bloco e ajuda os investidores a criar perspectivas por lá, afetando sua tomada de decisão.

4) Resultados

O mercado também se prepara para a publicação de mais resultados que devem ser feitos após o fechamento da Bolsa: BR Distribuidora (BRDT3), Raia Drogasil (RAIL3), Vulcabras Azaleia (VULC3), Estapar (ALPK3) e Log-in (LOGN3).

Fique de Olho

A casa de análise Recomenda Ações traz para o Fique de Olho de hoje a companhia Petz (PETZ3). Segundo Guilherme Cunha, consultor financeiro da casa, a empresa teve forte desvalorização com o noticiário político do país ontem (8) e se afastou bastante de seu preço justo, entrando no radar dos investidores com foco um pouco mais de curto prazo.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre os dias 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.

O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.