IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Efeito Lula na Bolsa: como isso afeta seu dinheiro? Economista explica

Do UOL, em São Paulo

11/03/2021 04h00

Você deve ter acompanhado os últimos acontecimentos na política, como a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin, na última segunda-feira (8), de anular todas as condenações impostas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no âmbito da operação Lava Jato. No mesmo dia, a Bolsa desabou quase 4%. Mas o que esse fato tem a ver com o seu dinheiro? Qual o impacto real para os seus investimentos?

O assunto foi abordado na quarta-feira (10) na live do Papo com Especialista, do UOL Economia+.

O economista César Esperandio comenta na live o que os especialistas do mercado financeiro estão falando sobre as eleições presidenciais de 2022 e os desdobramentos para a economia no curto, médio e longo prazo diante de uma possível candidatura do ex-presidente.

"Em um curto prazo, o sobe e desce da Bolsa deve estar mais presente, e é bom você, investidor, estar preparado para isso", afirmou Esperandio.

Veja o vídeo abaixo e confira toda a análise feita pelo economista, que também respondeu a perguntas sobre finanças e investimentos. A live já foi ao ar, mas fica disponível para consulta. O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30, na página inicial do UOL e do UOL Economia+.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar a newsletter, você recebe de graça e semanalmente uma dica resumida sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro (abra este link, procure o título "UOL Economia+" e clique em "Cadastrar").

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre os dias 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.

O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.