IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pronunciamento de Bolsonaro e outros 3 temas que podem afetar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/03/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro assuntos que podem afetar a Bolsa hoje (24).

1) Pronunciamento de Bolsonaro - O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), fez pronunciamento em TV e rádio nesta terça-feira (23). Ele afirmou que o país enfrenta o vírus e o desemprego e que o governo, "em nenhum momento deixou de tomar medidas importantes contra a pandemia e contra o desemprego".

O presidente ainda disse que em poucos meses o país será autossuficiente na produção de vacinas e que até o final de 2021 o Brasil terá 500 milhões de doses disponíveis para o plano de vacinação.

O mercado pode repercutir as falas do presidente nesta quarta (24). Vamos acompanhar.

2) Orçamento para 2021 - A Comissão Mista do Orçamento (CMO) deve debater o parecer final do relator-geral do Orçamento, senador Marcio Bittar (MDB-AC), nesta quarta-feira (24).

Bittar apresentou no último domingo (21) o parecer do texto que define o Orçamento do Governo para 2021, e a Comissão debaterá o texto final antes da votação no Congresso.

A definição do Orçamento para este ano é um dos assuntos que mexe com os investidores, e o mercado pode responder ao andamento deste assunto.

3) Sondagem do comércio - A FGV divulga hoje a sondagem do comércio. A pesquisa avalia a confiança dos empresários do setor e mostra as expectativas deles em relação ao ambiente de negócio, faturamento, compras e contratações.

Diante das restrições ao comércio, por causa da segunda onda da pandemia no país, a sondagem será termômetro de como o setor pode se recuperar.

4) Petróleo - Semanalmente, o departamento de energia dos EUA divulga a quantidade de petróleo bruto estocada no país.

O dado mostra como foi a evolução da demanda e do consumo pelo combustível na última semana, o que afeta diretamente o preço da cotação do petróleo.

Como a Petrobras (PETR4) segue a cotação do combustível nos EUA, o indicador pode movimentar as ações da empresa.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre os dias 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.

O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.