IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Por que o rendimento do Tesouro Selic está baixo? Economista explica

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/04/2021 04h00

Com a alta da taxa básica de juros, de 2% para 2,75% ao ano, por que o rendimento do Tesouro Selic continua baixo? Esta pergunta foi respondida no Papo com Especialista, programa semanal e ao vivo do UOL Economia+.

Na live, o economista César Esperandio apontou um "erro" na pergunta. Confira abaixo que erro é esse e a resposta completa.

O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30, na página inicial do UOL e do UOL Economia+. O programa é exclusivo para assinantes e, após a transmissão ao vivo, fica disponível para consulta.

Tesouro Selic nunca esteve "em baixa"

O "erro" na pergunta é sobre a rentabilidade do investimento. "Os investimentos em títulos do Tesouro Selic nunca estiveram 'em baixa', no sentido de não valerem mais a pena", afirmou o economista.

Esperandio explicou que o Tesouro Selic, um dos títulos do Tesouro Direto, tende a acompanhar a taxa Selic. "Conforme a taxa de juros aumenta, a rentabilidade do Tesouro Selic também sobe", afirmou.

Segundo ele, investimentos em títulos do Tesouro Selic são recomendados para a reserva de emergência —que deve ser equivalente ao valor de seis a 12 vezes o seu gasto mensal médio.

"Na reserva de emergência, o dinheiro tem que estar investido com uma rentabilidade adequada, para o propósito de você poder contar com aquela grana a hora que for. Precisa ter essa característica de liquidez imediata, e o Tesouro Selic tem isso, com segurança máxima", disse Esperandio.

Para ele, o fato de o Tesouro Selic está com rentabilidade baixa não é motivo para preocupação, se o seu propósito for a reserva de emergência.

"Agora, se a sua reserva de emergência já estiver montada, você pode, sim, procurar outros investimentos com maior rentabilidade, mas sem liquidez imediata, para outros propósitos, como viagem, formatura do filho etc.", afirmou Esperandio.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar a newsletter, você recebe de graça e semanalmente uma dica resumida sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro (abra este link, procure o título "UOL Economia+" e clique em "Cadastrar").

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.