IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

4 assuntos que podem afetar a Bolsa, e uma ação para ficar de olho

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/05/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro assuntos que podem movimentar a Bolsa nesta sexta-feira (14) e uma ação para ficar de olho.

1) Resultados - Mais 11 empresas liberam nesta sexta (14) os resultados do primeiro trimestre do ano, na reta final do período de divulgação dos balanços das empresas listadas na Bolsa.

Antes da abertura do mercado, as empresas Ser Educacional (SEER3) e Cogna (COGN3) divulgam seus resultados.

Logo depois do fechamento, é a vez das seguintes empresas: Enjoei (ENJU3), Priner (PRNR3), Portobello (PTBL3), Vivara (VIVA3), Cemig (CMIG4), CVC (CVCB3), Cosan (CSAN3), Orizon (ORVR3), BR Malls (BRML3).

Além disso, os resultados divulgados na quinta (13), depois do fechamento do mercado, podem movimentar a Bolsa nesta sexta.

2) Indicador de Comércio Exterior - A FGV divulga hoje o Icomex (Indicador de Comércio Exterior), indicador que permite medir o desempenho da balança comercial brasileira.

O dado também mede a competitividade dos produtos brasileiros no cenário internacional, sendo um importante termômetro para a tomada de decisão dos investidores.

3) Política monetária da zona do euro - O BCE (Banco Central Europeu) faz hoje a declaração sobre a recompra de títulos na União Europeia.

Esses títulos são emitidos por instituições europeias e de dívidas de empresas.

Como a taxa de juros na Europa já encontra-se próxima a zero, a recompra desses títulos é uma forma de manter a inflação sob controle e estimular a economia.

Isso afeta diretamente a decisão dos investidores por lá e pode mexer com a Bolsa brasileira nesta sexta (14).

4) Varejo nos EUA - Nos EUA, será divulgado às 9h30 o relatório mensal das vendas no varejo referentes a abril. Os resultados permitem avaliar o nível da demanda do consumidor em um momento em que a vacinação evolui e o comércio volta a se abrir. Por isso, ele ajuda a traçar expectativas para as próximas semanas.

Fique de Olho

A casa de análises Recomenda Ações traz para o Fique de Olho de hoje a companhia Via (VVAR3), a ex-Via Varejo, dona da Casas Bahia e Ponto (ex-Pontofrio).

A empresa apresentou resultados mais consistentes do que o esperado pelos analistas. O lucro da Via teve alta de 1.285% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2020, totalizando R$ 180 milhões no primeiro trimestre.

Segundo os analistas, os resultados abrem caminho para alta nos papéis da empresa e, por isso, o time do Recomenda tem boas expectativas para a companhia e recomendam para investidores de longo prazo.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.