IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confira as 10 ações mais indicadas por analistas nesta semana

Márcio Anaya

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/05/2021 04h00

Esta terceira semana de maio mostra grande dispersão nas ações recomendadas pelas corretoras. De um total de 30 empresas selecionadas por analistas de sete instituições, nenhuma recebeu mais de duas indicações de investimento.

O grupo das que registraram dois apontamentos para seus papéis reúne dez companhias, conforme monitoramento realizado pelo UOL Economia+.

  • Conheça o UOL Economia+, serviço completo de orientação financeira do UOL para assinantes.

Veja as principais indicações da semana (de 17 a 21/5)*:

  • Alpargatas PN (ALPA4): 2 recomendações
  • B3 (B3SA3): 2 recomendações
  • BTG Pactual Unit (BPAC11): 2 recomendações
  • Itaúsa PN (ITSA4): 2 recomendações
  • Localiza (RENT3): 2 recomendações
  • Petrobras PN (PETR4): 2 recomendações
  • PetroRio (PRIO3): 2 recomendações
  • Randon PN (RAPT4): 2 recomendações
  • Rumo (RAIL3): 2 recomendações
  • Vale (VALE3): 2 recomendações

*Levantamento feito com base nas carteiras recomendadas pelas seguintes instituições: Ativa Investimentos, Elite Investimentos, Guide Investimentos, Mirae Asset Corretora, MyCap Investimentos, Terra Investimentos e XP Investimentos.

Petrobras volta aos destaques

A tendência de maior diversificação das ações recomendadas por especialistas, vista recentemente no acompanhamento periódico feito pelo UOL Economia+, ficou mais nítida nas carteiras divulgadas nesta semana.

No total, dez papéis terminaram empatados como destaques, cada um com apenas duas indicações de investimento: Alpargatas PN (ALPA4), B3 (B3SA3), BTG Pactual Unit (BPAC11), Itaúsa PN (ITSA4), Localiza (RENT3), Petrobras PN (PETR4), PetroRio (PRIO3), Randon PN (RAPT4), Rumo (RAIL3) e Vale (VALE3).

Nesse grupo, chama atenção a volta das ações preferenciais (PNs) da gigante de petróleo Petrobras entre as mais citadas. A estatal foi a única novidade escolhida pela Mirae Asset Corretora para compor sua seleção nesta semana —no lugar dos papéis preferenciais classe A (PNAs) da petroquímica Braskem—, e se manteve na lista da XP Investimentos.

Na semana passada, a Petrobras divulgou um lucro líquido consolidado de R$ 1,17 bilhão no primeiro trimestre do ano, revertendo prejuízo de R$ 48,5 bilhões apurado em igual período de 2020.

Em relatório, a Mirae afirma que o resultado operacional da companhia foi mais forte do que o esperado, beneficiado principalmente pelo aumento de preços e por impactos nos estoques. "No período, ocorreram paradas para manutenção e esperamos que a produção dos trimestres seguintes aumente", diz a instituição.

Durante entrevista coletiva sobre o balanço, a Petrobras afirmou que seguirá buscando um alinhamento de preços dos combustíveis ao mercado internacional.

Carteiras semanais têm 15 mudanças

No total, as corretoras monitoradas pelo UOL Economia+ realizaram nesta semana 15 mudanças nas carteiras recomendadas de ações, frente ao período imediatamente anterior.

A líder em alterações foi a Ativa Investimentos, que trocou todos os cinco ativos na revisão de seu portfólio.

A Elite Investimentos e a MyCap substituíram três companhias cada uma, enquanto a Guide Investimentos promoveu duas mudanças. A Mirae e a XP Investimentos realizaram apenas uma troca.

Pela segunda semana consecutiva, a Terra Investimentos optou por manter suas indicações.

Alterações e portfólios completos indicados

Ativa Investimentos

Obs: trocou todas as ações em relação à semana passada.

Elite Investimentos

Guide Investimentos

Mirae Asset Corretora

MyCap Investimentos

Terra Investimentos

Obs: não houve alterações em relação à semana passada.

XP Investimentos

O preço e o desempenho das ações podem ser conferidos na página de cotações do UOL Economia.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.