IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

OPINIÃO

Quer saber como encontrar ações que pagam dividendos? Veja como consultar

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/05/2021 04h00

Quem investe em ações quer, é claro, a valorização desses ativos. Mas há também quem faça a escolha das empresas nas quais quer investir olhando outro item: o pagamento de dividendos —uma das formas de distribuição de resultados da empresa para seus acionistas. Como encontrar essas ações? Existe um caminho para saber quais delas pagam dividendos?

O tema foi abordado no Papo com Especialista, programa semanal e ao vivo do UOL Economia+. Dividendos são considerados "renda passiva", aquela que gera um dinheiro extra sem que você tenha que executar uma tarefa ou trabalhar para isso, segundo explicou o economista César Esperandio, apresentador do programa. Ele mostrou como encontrar ações que pagam dividendos —assista no vídeo abaixo.

O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30, na página inicial do UOL e do UOL Economia+. O programa é exclusivo para assinantes e, após a transmissão ao vivo, fica disponível para consulta.

Como encontrar empresas que pagam dividendos?

Para Esperandio, quem começa a investir em ações já deve ter títulos de renda fixa na carteira, para "diversificar e diluir os riscos". "Na hora de investir em renda variável, é recomendável optar por ações de empresas criteriosamente escolhidas", afirmou ele, que é também do canal Econoweek.

Para consultar ações e outros investimentos (como fundos imobiliários, BDRs e outros), o economista recomenda o site da Status Invest. A plataforma Suno Analítica também pode ser outra fonte de consulta.

Também é possível consultar ali as maiores altas e baixas, e a lista dos últimos dividendos pagos pelas empresas. Além dos dividendos, há outras formas de distribuição de resultados, como rendimento tributado e juros sobre capital próprio (JCP).

"É possível comparar os dividendos pagos pelas empresas do mesmo setor nos últimos 12 meses. Você deve fazer uma análise qualitativa", disse.

Outro caminho para consultar os dividendos e outros proventos é entrar na página da RI (Relações com Investidores) da empresa. Essa opção é a adequada para aqueles que já decidiram em qual empresa vão investir.

"Juntando com outros indicadores da empresa, como dividend yield, preço-lucro, preço por valor patrimonial etc., você julga se vale a pena investir em determinada empresa para ter renda recorrente a partir das ações", afirmou.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita do UOL Economia+, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.