IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Quer ganhar dinheiro com ações? Economista mostra 3 formas possíveis

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/06/2021 04h00

Quem compra ações de uma empresa listada na Bolsa quer, claro, ter lucro com esse tipo de investimento. Comprar por um preço e vender por um preço maior é um dos jeitos de ganhar dinheiro com ações, mas não o único. O tema foi abordado na live da última quarta-feira (2) do Papo com Especialista, programa semanal e ao vivo do UOL Economia+.

Ações são certificados que atestam que você é dono de um pedacinho de uma empresa. Quanto mais ações de uma empresa você tem, maior é a sua participação societária ou acionária. Assista ao vídeo abaixo e confira quais são as formas de se ganhar dinheiro com ações. O economista César Esperandio, apresentador do programa, também respondeu a perguntas sobre finanças e investimentos.

O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30, na página inicial do UOL e do UOL Economia+. O programa é exclusivo para assinantes e, após a transmissão ao vivo, fica disponível para consulta.

Formas de se ganhar dinheiro com ações

Esperandio, que também é do canal Econoweek, explica que existem três principais formas de ganhar dinheiro com ações:

  • Valorização das ações: compra na baixa, vende na alta;
  • Proventos: distribuição de resultado aos sócios;
  • Aluguel de ações.

"Essas três formas não são excludentes. Podem ser combinadas na sua carteira de investimentos", afirmou.

1) Valorização das ações

Esta é a forma mais conhecida: comprar barato e vender caro. "É uma forma muito usada para quem quer ganhar dinheiro no curto prazo, como é o caso do day trader", disse o economista.

Segundo ele, o investidor de médio e longo prazo também conta com essa valorização. "Se você escolheu direitinho ações de empresas bem administradas, a chance de ter uma valorização mais expressiva é muito maior", afirmou.

2) Proventos

A distribuição de lucro, que é chamada tecnicamente de proventos, é outra forma de ganhar dinheiro com ações. Exemplos de proventos são dividendos, juros sobre capital próprio e bonificações.

"O raciocínio por trás é muito simples. Se você é dono de uma empresa, por meio das ações que você comprou, ao final de um período [pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual], parte do lucro [tipicamente 25%, ou mais; depende do acordado em assembleia] daquela companhia é dividido entre os acionistas", explicou Esperandio.

3) Aluguel de ações

Existe ainda uma outra opção para ganhar dinheiro com ações, sem vendê-las: o aluguel das ações. Normalmente, o preço do aluguel é um percentual da cotação vezes a quantidade de ações que o investidor possui.

Segundo Esperandio, essa estratégia é mais usada para aquele investidor de longo prazo, que não pretende vender seus papéis tão logo.

"Na hora de alugar suas ações, você pode definir o período do contrato de aluguel. A partir daí, você passa a receber uma fração do valor daquela ação alugada", explicou.

O economista diz que essa estratégia é segura e garantida pela B3. "Então, você não corre o risco de inadimplência por parte de quem aluga as ações de você."

Mas quem alugaria essas ações? Esperandio disse que, em geral, são investidores que trabalham como day trader.

"É aquele que quer fazer uma negociação, mas não quer dispensar um dinheiro para comprar ações ou um conjunto de ações no valor integral. Então, ele aluga ações e faz as negociações que quiser com ela: compra, vende, compra, vende. Mas, na data futura combinada, ele tem que comprar as ações no preço que for, te devolver e ter pago o aluguel por elas", explicou.

Segundo o economista, as ações continuam sendo de quem alugou. "Sendo assim, os dividendos e a valorização desses ativos continuam sendo seus."

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita do UOL Economia+, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.