IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Qual investimento rende mais com o aumento da taxa de juros?

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/08/2021 04h00

A taxa básica de juros, a Selic, está em 4,25% ao ano, e a tendência é de alta, de acordo com sinalização do Banco Central. Existe algum investimento que é melhor nesse cenário? No Papo com Especialista, programa semanal e ao vivo do UOL, o economista César Esperandio disse que há um investimento para o qual as pessoas olham mais, diante desta perspectiva de alta dos juros.

Assista abaixo ao trecho do programa e entenda que investimento é esse. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido toda quinta-feira, às 15h.

De olho no Tesouro Selic

Neste cenário, os investidores ficam de olho nos títulos do Tesouro Selic, por causa da sua rentabilidade que acompanha a alta da taxa básica de juros, segundo Esperandio, que também é do canal Econoweek.

"Se a taxa Selic subir amanhã, a rentabilidade do investimento que você fez hoje vai passar a render mais amanhã. Se subir de novo no mês que vem, vai aumentar a rentabilidade do Tesouro Selic também", explicou.

Mas como saber se a Selic vai continuar subindo?

O economista diz que o Boletim Focus, do Banco Central, é um bom canal para acompanhar as tendências do mercado. Um dos indicadores é a projeção da taxa Selic até o final do ano.

O boletim é divulgado sempre às segundas-feiras, com a compilação das projeções de economistas dos principais bancos brasileiros. Para ter acesso, é preciso fazer o download do arquivo.

Segundo o Banco Central, a previsão é que a Selic suba até 7% até o final do ano e para 2022, caindo para 6,5% ao ano em 2023 e 2024.

"A Selic vai subir loucamente? Não, mas há tendência de alta", disse.

E o "melhor investimento"?

Não importa o cenário de alta ou de queda da taxa de juros, não existe um "melhor investimento". Isso porque a escolha dos ativos de uma carteira precisa levar em conta o perfil do investidor, e seus objetivos.

O Tesouro Selic é um título público muito observado em cenário de aumento de juros, e pode trazer oportunidades nesse cenário.

Contudo, apontar um melhor investimento além dele, requer detalhes sobre a estratégia de investimento de cada investidor.

Papo com Especialista é toda quinta-feira

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, das 15h às 16h, na página inicial do UOL e do UOL Economia+ e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita do UOL Economia+, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.