IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Existe investimento com bom retorno e risco baixo? Veja resposta

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/08/2021 04h00

Grande parte dos investidores iniciantes entra no mundo dos investimentos com o pé atrás, querendo ter rendimento, mas com risco baixo. Isso é possível? No Papo com Especialista, programa semanal e ao vivo do UOL, o economista César Esperandio disse que o melhor caminho é "ir com calma", para ganhar familiaridade com o mercado financeiro, e que risco baixo não garante altos rendimentos.

Entenda abaixo a explicação do especialista, e assista ao trecho do programa. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido toda quinta-feira, às 15h.

Tripé liquidez, segurança e rentabilidade

Quem está começando agora a investir precisa entender a relação dessas três palavras: liquidez, segurança e rentabilidade.

Um investimento de alta liquidez é aquele que você pode resgatar a qualquer momento, sem risco de perder a rentabilidade já acumulada até o momento do saque.

Segurança é sobre risco. Investimentos de alto risco, como ações, são aqueles cujas chances de fazer você perder dinheiro são mais altas. Ativos de baixo risco, como títulos do Tesouro Direto, garantem rentabilidade, sem risco de fazer você perder dinheiro.

E rentabilidade é quanto um investimento vai render para você. Existem ativos cuja rentabilidade é conhecida ou, ao menos, prevista: é o caso dos investimentos de renda fixa. Assim como existem investimentos cuja rentabilidade não é previsível, é o caso da renda variável.

Esses três elementos se relacionam: investimentos com alto potencial de ganhos —como renda variável — também carregam alto potencial de risco. Investimentos muito líquidos, normalmente têm ganhos mais restritos e, por isso, risco baixo de fazer você perder dinheiro.

Ao entender isso, a resposta para a pergunta está mais clara: não existem investimentos com alto rendimento e risco baixo. Se um investimento tem alto potencial de ganhos, pode ter certeza, ele carrega alto risco.

Por isso que, se ver por aí uma proposta daquelas irresistíveis, pode ter certeza: é golpe! Não tem como ganhar muito dinheiro fácil, sem risco.

Para quem está começando

Para quem está começando, o recomendável, segundo o economista, é montar a sua reserva de emergência com títulos do Tesouro Selic.

São títulos com liquidez diária. "Se você precisar sacar antes do prazo, não terá prejuízo da rentabilidade", disse ele, que também é do canal Econoweek.

Para o economista, este tipo de investimento é interessante para quem está começando por suas características: tem previsibilidade da rentabilidade, é o mais seguro do país e tem liquidez imediata.

Na live, Esperandio indicou a plataforma do Tesouro Direto para você fazer a consulta dos títulos disponíveis.

Títulos de renda fixa privada

"Nos títulos de renda fixa privada, você empresta dinheiro para empresas, que, na maior parte dos casos, são instituições financeiras e bancos", disse.

São títulos com rentabilidade até mais interessantes. "Isso porque a lógica é essa: quanto maior o risco, mais rentabilidade; e quanto maior o tempo investido, também", disse.

Para quem está começando, vale, segundo o economista, buscar títulos com liquidez diária. Alguns destes títulos de renda fixa privada são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

Outros investimentos

Esperandio disse, ainda, que há outras opções possíveis com liquidez diária, como as contas remuneradas, que vão render, tipicamente, 100% do CDI —que é equivalente à taxa Selic (hoje, de 5,25% ao ano), e os fundos de renda fixa, sem taxa de administração, que vão pagar o mesmo que o Tesouro Selic.

Se você já tem a reserva de emergência, pode olhar para outros investimentos sem liquidez imediata, com os títulos do Tesouro IPCA e do Tesouro Prefixado.

Para quem tem mais apetite à risco, vale começar na renda variável por meio de fundos imobiliários.

Papo com Especialista é toda quinta-feira

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, das 15h às 16h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e na página de Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.