IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Tesouro Selic, CDB: quais investimentos vencem a inflação?

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/09/2021 04h00

Nenhum investidor quer perder dinheiro para a inflação, que já acumula alta de 9,3% nos últimos 12 meses. Mas será que todos os investimentos ganham dela, como os que rendem 100% do CDI e os títulos do Tesouro Selic? No Papo com Especialista, programa semanal e ao vivo do UOL, o economista César Esperandio explicou quais investimentos ganham da inflação e como saber se um ativo vence ou não o aumento de preços.

Entenda abaixo e assista ao trecho do programa. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido toda quinta-feira, às 15h.

Investimentos que ganham da inflação

Esperandio disse que, entre os títulos públicos (Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA), o único que tem garantia de render acima da inflação hoje, com ganho real positivo, é o Tesouro IPCA, que paga a inflação do período mais um bônus.

Por exemplo: o título Tesouro IPCA 2026 está pagando a inflação mais um bônus de 4,62% —considerando a oferta do dia 9 de setembro.

"Se a inflação for zero, o rendimento será de 4,62%. Se a inflação for de um milhão ao ano, ele vai pagar um milhão mais 4,62%", disse o economista, que também é do canal Econoweek.

Segundo ele, os demais títulos públicos não garantem a rentabilidade acima da inflação. Mas é preciso, disse ele, comparar a rentabilidade dos títulos entre cenários diversos.

Por exemplo: se a inflação for 10% ao ano, este Tesouro IPCA 2026 vai pagar 14,62%; enquanto um título do Tesouro Prefixado 2026 está pagando 10,20%. Mas e se a inflação for zero? O Tesouro IPCA vai pagar 4,78%, enquanto o Prefixado continua pagando 10,20%.

"Portanto, vale diversificar os seus investimentos entre estes tipos de rentabilidade: pós-fixada, prefixada, híbrida, atrelada ao IPCA, atrelada à Selic, atrelada ao CDI, e assim por diante", declarou.

Vale, então, apostar apenas em investimentos que rendem acima da inflação? Para Esperandio, isso depende dos seus propósitos.

"Para a reserva de emergência, o recomendável são títulos do Tesouro Selic, que são seguros, têm liquidez imediata e rentabilidade combinada garantida, e também contas remuneradas que rendem ao menos 100% do CDI", afirmou.

Papo com Especialista é toda quinta-feira

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, das 15h às 16h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e na página de Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.