IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Cerbasi diz que se aposentou aos 36 anos e vai contar como em evento hoje

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/09/2021 04h00Atualizada em 28/09/2021 13h14

O medo de não conseguir se aposentar é cada vez maior entre os brasileiros. Mas com estratégia e disciplina é possível chegar lá sem grandes sacrifícios, e até com alguns anos de antecedência. É o que diz Gustavo Cerbasi, referência em educação financeira do Brasil, que conquistou a aposentadoria aos 36 anos, dez anos depois de ter começado a investir.

No Guia do Investidor UOL desta terça (28), às 11h, Cerbasi explica que algumas pessoas podem até chegar à independência financeira e não depender de nenhuma outra renda, além dos ganhos dos investimentos. E isso não está reservado para quem já nasceu milionário. O papo com Cerbasi é gratuito e será transmitido na página inicial do UOL, do UOL Economia e na página de Investimentos.

O encontro será aberto para todos os leitores no dia da transmissão e, depois, ficará disponível apenas para os assinantes do UOL —que já têm acesso aos eventos anteriores do Guia.

Cultura do brasileiro costuma atrapalhar a aposentadoria

Cerbasi afirma que algumas questões culturais afastam o brasileiro da independência financeira, e ele conta no encontro quais são essas armadilhas. Com a estratégia certa, é possível antecipar a aposentadoria e ter uma vida financeira saudável, que permita à pessoa continuar trabalhando naquilo que ela mais gosta e que mais traz retorno, se esse for o desejo.

Trabalhar apenas com o que gosta é o que tem feito Cerbasi desde que atingiu a independência financeira, em 2005. Ele tem dedicado seu tempo e sua energia para iniciativas que rendem mais e que dão maior satisfação, o que tem somado cada vez mais volume ao seu capital, além de qualidade de vida.

O especialista diz que pessoas de diferentes níveis de renda podem construir uma aposentadoria mais saudável e rentável, mas é preciso construir a estratégia certa e fugir de vícios muito comuns aos brasileiros quando o assunto é finanças pessoais.

Gustavo Cerbasi foi eleito pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do país. Seu curso online Inteligência Financeira formou mais de 16 mil alunos. Mestre em finanças pela USP, ele também é consultor e palestrante, autor de 16 livros com mais de 3 milhões de exemplares vendidos, entre eles o best-seller "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos", que deu origem aos filmes da franquia "Até que a Sorte nos Separe".

Guia do Investidor UOL é trilha para quem quer começar a investir

O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos do UOL que funciona como uma trilha de conhecimento, que passará por temas como comportamento, investimentos básicos para iniciantes a investimentos mais arrojados, como ações, fundos multimercado e até criptomoedas.

Para ajudar os leitores nessa trilha, investidores profissionais, analistas, e grandes especialistas do mercado dão aulas quinzenais para ensinar o passo a passo dos investimentos.

Você pode conferir a programação do Guia do Investidor UOL aqui.

Você conhece a página de investimentos do UOL?

No UOL, você encontra uma página de investimentos que apresenta conteúdo para quem quer aprender a investir, ou a investir melhor.

Quem assina o UOL, tem acesso a carteiras recomendadas, e-books, grupos de WhatsApp e Telegram, lives exclusivas com especialistas em investimentos e finanças, análises da Bolsa e acesso a todo conteúdo de investimentos do UOL. Clique aqui, assine agora e tenha 7 dias grátis para acessar o melhor conteúdo do UOL.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos que apresenta todos os passos para quem quer aprender a investir e entender melhor sobre o mercado financeiro. Veja as histórias inspiradoras e dicas de especialistas para multiplicar o seu dinheiro