IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CDB com rendimento de 1% ao mês existe? Onde encontrar?

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/10/2021 04h00

Os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) estão na lista dos investimentos de renda fixa mais populares entre os brasileiros. Ao investir neste título, você empresta dinheiro a um banco, com a promessa de ter esse valor de volta acrescido de juros. Mas será que é possível encontrar CDBs que paguem 1% ao mês ao investidor?

No Papo com Especialista, programa semanal e ao vivo do UOL, o economista César Esperandio mostrou que é possível encontrar esses títulos e disse como e onde achá-los. Leia abaixo e assista ao trecho do programa. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido toda quinta-feira, às 15h.

CDBs atrelados à inflação

No programa, Esperandio consultou a plataforma App Renda Fixa, para buscar esses investimentos.

Outro caminho para encontrar esses títulos é buscar na plataforma da sua corretora. "Lá tem a lista de investimentos de renda fixa. Você consegue ordenar por rentabilidade e outros parâmetros", disse.

"Hoje, as melhores rentabilidades estão atreladas ao IPCA. Ou seja, o investimento vai pagar a inflação medida pelo IPCA, mais um bônus prefixado", disse ele, que também é do canal Econoweek.

Como exemplo, o especialista encontrou um CDB que paga IPCA mais 6,11% ao ano. Como a inflação acumulada dos últimos 12 meses já soma quase 10%, essa rentabilidade será de 16,11%, pelo menos no primeiro ano de investimento.

"Isso já é mais que 1% ao mês. Mas não vamos torcer para a inflação continuar nesse patamar, porque isso não é bom para ninguém", afirmou.

Como boa parte dos investimentos apresenta a rentabilidade anual, para ter um rendimento de 1% ao mês, você precisa encontrar investimentos que paguem entre 12% e 13% ao ano. No caso de CDBs atrelados à inflação, a busca é por papéis que paguem a inflação (10%) mais juros de pelo menos 3% ao ano.

Na Rico Investimentos, por exemplo, há CDBs que estão pagando 6,25%, 6,40% e 5,55% ao ano acima da inflação. Na Necton, as opções rendem 5,72% e 5,4% ao ano. Na Nova Futura Investimentos, há CDBs que rendem 5,71%, 5,55% e 5,52% ao ano acima do IPCA.

Na Nu Invest (ex-Easynvest), esse tipo de título rende 5,53%, 5,46% e 5,40% ao investidor, além da inflação. A Genial Investimentos e o BTG Pactual Digital oferecem CDBs que pagam 5,55% acima da inflação.

Estes são apenas alguns exemplos. Há mais opções, nas corretoras mencionadas, de CDBs que rendem acima dos 3% ao ano acima da inflação e também há outras corretoras que oferecem esses títulos com essa rentabilidade e diferentes prazos de vencimento.

CDBs com rentabilidade prefixada

O economista também buscou CDBs com rentabilidade "garantida", ou seja, prefixada. Na busca feita durante o programa, ele encontrou um CDB com rentabilidade prefixada em 13% ao ano. "Ou seja, é possível, sim, encontrar um CDB com rentabilidade equivalente a 1% ao mês", afirmou.

Esperandio explicou que um CDB emitido por uma instituição financeira não fica disponível por muito tempo. "Quando um banco lança um título, não é por tempo indeterminado. O seu objetivo é captar um montante específico de recursos. Ao atingir essa meta, esse título deixa de existir", disse.

Além desse exemplo, há outros que pagam entre 12% e 13% ao ano prefixado, para garantir uma rentabilidade média de 1% ao mês.

Na Rico Investimentos, há opções prefixadas que pagam 12,75%, 12,80% e 13%, por exemplo. Na Órama, há prefixados de 12,75%, 12,80% e 12,55% ao ano. Na Nova Futura Investimentos, os prefixados pagam ao investidor 12,50% e 12,70%. Na Genial Investimentos, há prefixados de 12,40% ao ano. Na Nu Invest, de 12,30%, para ficar em alguns exemplos.

Estes são apenas alguns exemplos. Há mais opções, nas corretoras mencionadas, de CDBs prefixados que rendem acima de 12% ao ano e também há outras corretoras que oferecem esses títulos com essa rentabilidade e diferentes prazos de vencimento.

Vale ressaltar que as condições de investimentos citadas aqui são referentes ao dia 01 de outubro. As taxas podem variar de um dia para o outro.

Resgate só no vencimento para garantir rentabilidade

O economista ressaltou que esse tipo de investimento não é recomendado para a reserva de emergência, porque não tem liquidez imediata.

"Nesses títulos que citei aqui, você só pode sacar na data de vencimento para ter a rentabilidade garantida. Você até pode tentar vender seu título antes, mas pode ter prejuízo de rentabilidade", afirmou.

Portanto, antes de investir, é importante olhar a data de vencimento do título e ter a certeza de que o dinheiro para esse investimento não faz parte da reserva de emergência.

O economista reforça ainda a relação entre rentabilidade, risco e liquidez (o tempo que você pode esperar para sacar o dinheiro). Quanto maior a rentabilidade de um investimento, maior será o risco dele e, provavelmente, menor será a liquidez.

Outro ponto de atenção é a classificação de risco (rating). Boa parte desses CDBs não tem classificação de risco.

Essa classificação diz quais são as chances de o banco que está emitindo aquele CDB dar calote no investidor. Quem faz essa classificação são agências de risco e ela não é obrigatória. Por isso, atenção!

Papo com Especialista é toda quinta-feira

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, das 15h às 16h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e na página de Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.