IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Falta de conhecimento traz medo de investir na Bolsa; veja onde aprender

Fernando Barbosa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/11/2021 04h00

Você tem medo de investir em ações ou até já cometeu erros básicos que deram prejuízos? Não sabe que ação comprar ou vender e quando fazer isso? Esses equívocos e dúvidas ocorrem porque realmente é preciso estudar e se informar antes de entrar nesse mercado.

O tema foi discutido em encontro do Guia do Investidor UOL, série de eventos gratuitos do UOL para quem quer aprender a cuidar do próprio dinheiro.

"Quando você não tem conhecimento sobre alguma coisa, acaba tendo medo daquilo. O medo vem da falta de conhecimento", declarou a fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer. Veja a seguir vídeo com trechos do evento e dicas para saber mais sobre ações e como ganhar com elas.

Aventura sem ter a mínima noção da Bolsa

Para Marcio Loréga, chefe de Equity Research e Economia do PagBank, que também participou do evento, a renda fixa deixou de ser tão lucrativa e muitos se aventuraram na compra de ações sem noções mínimas sobre o tema.

"A gente recomenda que busquem conhecimento, estudo e orientação. Busquem profissionais que possam contribuir com a jornada", disse Loréga.

Problema de iniciante é ser imediatista

Na opinião de Gabriel Mota, especialista em renda variável da RJ Investimentos, escritório autônomo localizado no Rio de Janeiro, o grande problema dos iniciantes é ser imediatista.

Para contribuir com a formação de carteira de quem está chegando agora, ele indica fazer pesquisas sobre a empresa e o setor em que ela está inserida, e só depois optar pela compra ou não das ações.

"Nós temos empresas mais sólidas, mais consolidadas, e outras com alto potencial de crescimento e valorização no preço da ação", explicou Mota.

Ele acrescenta que não é necessário fazer uma análise matemática detalhada sobre o histórico do balanço patrimonial ou fluxo de caixa, por exemplo —embora seja algo vantajoso. Mas, sim, compreender se as perspectivas são positivas no curto e longo prazo.

O que devo evitar?

Os especialistas dizem que a Bolsa de Valores é indicada para todos os consumidores. O que deve mudar é a estratégia conforme o nível de conhecimento e o perfil do investidor.

Para Mota, um erro fatal é ter uma visão de curto prazo. "Para mim, não funciona entrar e sair no final do dia. Pode ser que isso dê resultado em meio a uma notícia impactante de uma ação. Mas o investidor não deve entrar com essa mentalidade", disse.

Quais cursos buscar?

Os especialistas indicam buscar cursos que tenham conteúdos sobre empresas, em que é possível entender os principais aspectos de um balanço.

Por isso, o UOL separou alguns conteúdos disponíveis no mercado. Confira.

1) Tesouro Direto: Guia prático para potencializar seus ganhos (Udemy)

Explica como diferenciar os títulos do Tesouro Direto, como definir o título de acordo com o perfil do investidor e aborda a alíquota de Imposto de Renda para cada prazo de investimento.

Tutorial de Investimentos grátis - Tesouro Direto: Guia prático para potencializar seus ganhos

2) Mercado de Ações no Brasil (B3)

O conteúdo oferecido pela B3 fala sobre a Bolsa de Valores no Brasil, o seu mercado, sobre multiativos e multimercado e os índices formadores de mercado.

Curso: Mercado de Ações no Brasil

3) Como fazer investimentos (FGV Educação Executiva)

Aborda conhecimentos fundamentais para a realização de investimentos e ensina a diversificar as aplicações, principalmente aquelas relacionadas a fundos de investimentos.

Como fazer investimentos 1

4) Ebook: Renda Fixa x Renda Variável (B3)

Para ajudar os investidores, a B3 compilou várias modalidades de investimento em um único ebook. São elas: Tesouro IPCA+, carteira de ações brasileira, fundos imobiliários, debêntures e BDRs, entre outras.

Batalha dos investimentos: Renda Fixa X Renda Variável

5) Como fazer análises de investimentos (B3)

Explica os melhores momentos para comprar e vender ações na Bolsa, abordando aspectos como a gestão de riscos, os limites de perda e o controle do portfólio.

Curso: Como fazer Análises de Investimentos

6) Os primeiros passos do grande investidor (Levante/UOL)

O curso (disponível aqui) mostra conceitos básicos de economia, quais os principais investimentos do mercado e como eles funcionam. Você também pode acompanhar os eventos do Guia do Investidor UOL, com participação de especialistas que ensinam a entender o mercado e investir melhor e com mais segurança. Siga ainda as newsletters do UOL para se informar e leia o e-book sobre conceitos fundamentais antes de investir.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos que apresenta todos os passos para quem quer aprender a investir e entender melhor sobre o mercado financeiro. Veja as histórias inspiradoras e dicas de especialistas para multiplicar o seu dinheiro