IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

O que fazer agora para proteger seu dinheiro da inflação alta

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/11/2021 04h00

Que a inflação está alta, todo mundo já percebeu. Mas como essa alta nos preços pode afetar os seus investimentos? No Papo com Especialista desta quinta-feira (11), programa semanal e ao vivo do UOL, o economista César Esperandio mostra como proteger o seu dinheiro da alta inflacionária.

"Uma boa estratégia é investir em Tesouro IPCA. Existem dois bons motivos, mas também uma desvantagem", afirmou.

Leia abaixo a análise do economista e assista ao programa completo, que é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e transmitido quinzenalmente, às quintas-feiras, das 15h às 16h.

Aumento da Selic para combater a inflação

No acumulado de 12 meses, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial no país, chega a 10,67%.

Esperandio explica que a alta da inflação impacta diretamente na trajetória da taxa básica de juros, a Selic (hoje está em 7,75% ao ano). A Selic é decidida pelo Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, e é uma ferramenta para tentar combater a inflação.

"A gente vê a inflação saindo do controle, e o Banco Central aumentou a Selic em 1,5 ponto percentual, na última reunião do Copom", explicou ele, que é também do canal Econoweek.

Projeções do mercado estão mais altas

Segundo ele, o Banco Central fica de olho nas projeções da inflação que o mercado financeiro faz.

"Tipicamente, para essas projeções mais distantes [2023, 2024, 2025], o mercado costuma projetar o alvo da meta de inflação do Banco Central. No entanto, a gente percebe agora que essas projeções começaram a subir, ou seja, desancorar as expectativas de inflação, mostrando uma descredibilidade quanto à capacidade do Banco Central de manter em manter a inflação sob controle", explicou.

A expectativa, diz o economista, é que o Copom suba mais a Selic na próxima reunião, podendo passar dos 9,5% ao ano. "Isso muda toda a estratégia de investimentos", declarou.

Tesouro IPCA é boa estratégia

Para Esperandio, o Tesouro IPCA continua sendo uma boa estratégia para você proteger seus investimentos da inflação.

"O Tesouro IPCA é aquele título híbrido que paga sempre o IPCA, que é o componente pós-fixado, e um bônus de rentabilidade, que é o prefixado", afirmou.

Esperandio diz que existem dois motivos para valer a pena esse tipo de investimento — uma desvantagem também.

Primeiro, independente de a inflação estar alta, baixa ou sob controle, o Tesouro IPCA (e qualquer outro título atrelado ao IPCA) vai garantir uma rentabilidade maior que a inflação.

Outro bom motivo, diz o economista, é que o bônus pré-fixado está subindo, fruto do risco-Brasil, que tem aumentado também. "Os investidores sentem que está mais arriscado investir no país, por isso exigem juros maiores. Então, existe um efeito dobrado aqui: a Selic sobe para controlar a inflação, o que baliza a rentabilidade dos investimentos, e o risco-Brasil, por conta de todos os desarranjos políticos, sobe também", explicou Esperandio.

Desvantagem: só resgatar na data de vencimento

Esperandio diz que o Tesouro IPCA (assim como o Tesouro Prefixado) é recomendado para quem pode deixar o dinheiro investido até a data de vencimento.

"Não é que você não consegue resgatar sua grana antes. Você consegue a qualquer momento, mas fica sujeito à marcação a mercado, com grande chance de ter prejuízo. Se você ficar até a data final, vai ter a rentabilidade combinada", afirmou.

Na renda fixa privada, os títulos atrelados ao IPCA, como CDB, têm bônus maiores que os do Tesouro IPCA e vencimentos mais curtos. "Fique de olho em títulos que são protegidos pelo FGC [Fundo Garantidor de Créditos]", disse.

Papo com Especialista é quinzenal

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, quinzenalmente, das 15h às 16h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e no UOL Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.