IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Quer investir em uma empresa sustentável? Veja como saber se ela é mesmo

Fernando Barbosa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/01/2022 04h00

A implementação da agenda ESG (ambiente, social e governança) pode indicar que determinada empresa tem estratégias para garantir a sua sobrevivência no longo prazo. E isso é claro que interfere positivamente nos resultados das ações e dos seus investimentos.

Mas como perceber se uma companhia segue essa linha? Há indicadores confiáveis? Duas especialistas participaram do Guia do Investidor UOL para discutir essa questão: Mariana Oiticica, sócia do BTG Pactual e co-head de ESG e investimento de impacto da instituição, e Larissa Quaresma, analista de investimento da Empiricus e responsável pela carteira de ESG da casa de análise. O Guia do Investidor é uma série de eventos para quem quer cuidar melhor do seu dinheiro. Veja a seguir o que as especialistas disseram.

Como identificar as empresas que apostam no ESG?

"Os bancos têm emitido relatórios de setores e das empresas. O cliente deve pedir às instituições esses relatórios, em que podem saber quais são os problemas do setor", disse Mariana Oiticica.

Ela diz que é a partir dos relatórios que os bancos estabelecem quais companhias estão à frente para enfrentar eventuais problemas sobre ESG.

Para Larissa transparência é um ótimo critério. "Se a empresa tem um relatório de sustentabilidade e abre todas as métricas relevantes para o setor dela, é um bom indicador", afirmou.

Dessa forma, o investidor pode comparar os números entre empresas do mesmo setor e ter uma perspectiva mais clara para tomar a decisão de investir ou não em determinado ativo.

Outro ponto, de acordo com Larissa, é estabelecer a conexão entre a remuneração dos executivos com o alcance das metas ESG. Um exemplo é a Suzano, maior produtora de celulose do mundo, que tem a renda variável da diretoria atrelada ao cumprimento desses objetivos.

"Isso faz total diferença e é um bom indicador de que a agenda tem chances de avançar", falou.

Quais indicadores estão disponíveis?

Na Bolsa de Valores brasileira, a B3, o investidor tem acesso a indicadores específicos, como o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) e o S&P/B3 Brasil ESG —formado pela parceria entre a B3 e a S&P Dow Jones.

A analista da Empiricus afirma que esses índices são importantes, mas que podem evoluir. Ela entende que o investidor profissional deve ir além e buscar outras informações.

"Uma empresa tem score 80 e a outra, 90. Tudo bem, mas por quê? Ele levou em conta mais a transparência ou a performance? Não tem certo ou errado, vai da filosofia de cada investidor", disse Larissa.

Mariana ressalta que os indicadores mudam a cada ano. "Na minha visão, o importante desses índices é que eles são móveis, o peso e a prática de cada empresa são levados em conta na hora de aumentar ou diminuir a participação da companhia [na composição]", afirmou.

"Não é perfeito, mas já é um bom filtro de sustentabilidade das empresas naqueles setores", declarou.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos que apresenta todos os passos para quem quer aprender a investir e entender melhor sobre o mercado financeiro. Veja as histórias inspiradoras e dicas de especialistas para multiplicar o seu dinheiro