IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Quer encerrar 2022 com mais dinheiro? Veja onde investir para chegar lá

Veja onde investir para aumentar o seu patrimônio no decorrer de 2022 - Getty Images
Veja onde investir para aumentar o seu patrimônio no decorrer de 2022 Imagem: Getty Images

Paula Pacheco

Colaboração para o UOL, de São Paulo

05/02/2022 04h00

O investidor que tem uma visão de curto prazo —seja porque seus planos são para a formação de uma reserva de emergência ou porque pretende alcançar um projeto mais imediato— pode se planejar para chegar ao fim do ano com o patrimônio preservado e maior.

Especialistas ouvidos pelo UOL mostram quais são os investimentos mais indicados para o momento —pensando em começar 2023 com o bolso mais recheado— e dão um alerta. Confira abaixo.

Atenção aos riscos

Por mais conservadora que seja a classe de ativos escolhida, pode existir algum nível de ameaça. Mas, com alguns cuidados, os analistas dizem que é possível minimizar as chances de perda e atingir a meta de não apenas acumular dinheiro ao longo do ano, mas também aumentar o valor.

"Os ativos conhecidos como livres de risco são aqueles emitidos pelo governo [disponíveis no Tesouro Direto]. Apesar dessa característica, não podemos afirmar que não há nenhum risco de perda, pois, mesmo que muito raro, se houver uma crise sistêmica e o país quebrar, o governo poderia deixar de pagar", diz Daniela Mir Gelamo, planejadora financeira CFP pela Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar).

Onde investir para encerrar 2022 com mais dinheiro

Tesouro Selic

A planejadora financeira cita o Tesouro Selic entre as opções oferecidas pelo Tesouro Nacional —secretaria considerada o "caixa do Brasil", responsável por administrar as contas públicas —que mais se adequam aos objetivos de curto prazo.

"Apesar de esse tipo de investimento aparecer com uma data de vencimento, ele é considerado um produto de liquidez [disponibilidade] diária, que pode ser sacado em qualquer momento", declara Daniela.

Também conhecido como Letra Financeira do Tesouro (LFT), o Tesouro Selic é uma forma de empréstimo ao Estado, que usa os recursos para financiar projetos e gastos. Em troca, o Tesouro Nacional tem o compromisso de devolver aos investidores os valores corrigidos por uma taxa, segundo prazos definidos na data em que o investimento foi feito. O Tesouro Selic tem o seu rendimento indexado à taxa básica de juros, a Selic.

O Tesouro Selic também está entre as opções sugeridas pelo analista de investimentos João Vítor Freitas, da Toro. "É um exemplo de ativo com baixíssimo risco", afirma.

Investimentos protegidos pelo FGC

Freitas declara também que há a possibilidade de fazer a aplicação por meio de fundos que investem em Tesouro Selic, em títulos de renda fixa pós-fixados (considerados mais conservadores) com a expectativa de pagamento de um percentual acima do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), por exemplo, de 105% a 110%. "Também são ativos com risco muito baixo, porque estão sob a proteção do Fundo Garantidor de Créditos [FGC]", diz.

Títulos bancários sob proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) reembolsam o investidor em caso de quebra da instituição, com um teto de até R$ 250 mil por CPF para alguns tipos de investimento. Entre eles: Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), Letras de Câmbio (LC) e Hipotecárias (LH).

Por isso, segundo Alexandre Brito, sócio da Finacap Investimentos, esses títulos devem ser avaliados como alternativa para quem quer minimizar a exposição à quebra de um banco, por exemplo.

CDBs e RDBs

Daniela também incluiu entre as alternativas com o risco controlado os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) e os RDBs (Recibos de Depósito Bancário) oferecidos por alguns bancos com a liquidez diária e rentabilidade em torno de 100% do CDI. Esses são investimentos de renda fixa usados pelas instituições financeiras como forma de captar recursos.

Alerta com o peso da inflação

Ainda assim, por mais conservador que seja o investimento, existe o risco de sofrer com as perdas causadas pela inflação.

O título [investimento] mais livre de risco do governo é o Tesouro Selic. No ano passado, a Selic foi, na média, entre 4% e 5%. Só que a inflação foi de cerca de 10%. Portanto, quem investiu na Selic perdeu poder de compra.
Alexandre Brito, sócio da Finacap Investimentos

Por outro lado, Brito afirma que há títulos do governo que vão pagar a inflação mais uma taxa de juros —por exemplo, de 5% ao ano—, o que elimina o peso da inflação. Porém, declara que, para quem pensa no curto prazo, "não tem título com vencimento de um ano".

Mantenha distância

Para quem precisa manter o dinheiro ao longo de 2022, Daniela diz: "Não invista em produtos de médio ou alto risco, tais como renda variável, criptomoedas e câmbio."

Já o analista da Toro orienta para que o investidor não realize investimentos com vencimento de longo prazo, caso o planejamento seja fazer caixa até o fim do ano —ainda mais que pode precisar do dinheiro para uma emergência.

Comprar um título do Tesouro com vencimento para 2045, por exemplo, e precisar vender antes da hora oferece o risco de ter de arcar com uma desvalorização grande, ou seja, de perder dinheiro.
João Vítor Freitas, analista da Toro Investimentos

Brito, da Finacap, acrescenta mais itens à lista investimentos para ficar longe: ações, fundos imobiliários, títulos de renda fixa de longo prazo (porque sofrem com oscilações) e investimentos alternativos, como o ouro.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.