IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco Pan sobe em um dia e cai no outro: o que fazer com as ações?

Divulgação
Imagem: Divulgação

Lílian Cunha

31/03/2022 13h16

Depois de uma alta de 6,07% nas ações do Banco Pan (BPAN4) ontem (30), o papel da companhia figurava entre as maiores baixas do início do pregão da Bolsa de Valores brasileira desta quinta-feira (31). Às 12h40 a ação estava em R$ 10,77, o que representa uma queda de 1,82%.

O que está acontecendo com o Banco Pan para ter uma alta significativa seguida de baixa no dia seguinte? Especialista ouvido pelo UOL explica e revela se vale a pena investir em ações da empresa.

Nesta quarta-feira o BTG (BPAC11) fechou a compra da massa falida do Banco Econômico, que quebrou em 1995 e está ainda em regime de liquidação extrajudicial. O BTG é dono do Banco Pan desde maio do ano passado, que anteriormente pertencia à CaixaPar.

Assim como o Banco Econômico —que pertencia ao ex-ministro da Indústria e Comércio no governo do general Ernesto Geisel (Ângelo Calmon de Sá) e foi palco de diversas fraudes no sistema financeiro—, o Banco Pan também teve dias de escândalos.

Quando ainda pertencia ao empresário Silvio Santos, foi anunciado um rombo de R$ 4 bilhões provocados por fraudes entre 2006 e 2010. O problema começou com a venda da carteira de créditos para outras instituições financeiras. O banco vendia esses créditos, mas ainda os mantinha em seu balanço para maquiar os resultados.

"Com a compra do Banco Econômico, o foco negativo, dentro do BTG, sai do Pan e vai para o Econômico. Isso alivia a pressão sobre os papéis do Pan, que sofreram muito", diz Márcio Lorega, analista do PagBank sobre a alta que o banco teve.

O que fazer em relação ao Banco Pan?

De acordo com Lorega, do PagBank, a recomendação é de compra para ações do Banco Pan (BPAN4), com valorização em 12 meses prevista de 49,86%.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.