IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inflação faz brasileiro comprar menos cerveja, e Ambev deve cair, diz banco

Divulgação/Ambev
Imagem: Divulgação/Ambev

Lílian Cunha

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/04/2022 11h57

A Ambev (ABEV3) divulga no dia 5 de maio os resultados do primeiro trimestre deste ano. A expectativa do mercado é que haja uma pequena diminuição nos volumes de vendas.

Hoje, neste pregão de pouco volume de negócios, a ação da empresa de bebidas cai 1,02% na abertura, a R$ 14,58. É hora de comprar ou vender?

Em relatório, o Goldman Sachs (GS) publicou que espera uma queda de um dígito nas vendas de cerveja no Brasil, algo em torno de 2%, na comparação do primeiro trimestre desde ano com o do ano passado, quando havia ainda muitas restrições por causa da pandemia.

O banco norte-americano espera que haja resultados positivos decorrentes dos negócios proporcionados pela plataforma de vendas digital BEES, um aplicativo de compra de bebidas para varejistas (bares e restaurantes).

Mas o que pega mesmo para a Ambev é a inflação, diz o GS. Gastando mais com alimentação, o brasileiro diminui a compra de produtos supérfluos, e o consumo de cerveja sofre com isso. "As condições macroeconômicas desafiadoras no Brasil podem continuar cobrando seu preço e pesando negativamente nos resultados da Ambev", publicou o banco.

Com isso, o Goldman Sachs recomenda a venda das ações.

O BTG Pactual tem posição neutra: embora a cervejaria tenha boas condições de continuar dominando o mercado, o cenário econômico é muito desafiador.

A expectativa do BTG, conforme relatório do banco, é de que os volumes de venda do primeiro trimestre tenham queda de 3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.