IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petz já despencou 25% na Bolsa em 2022; o que explica tombo? Vale comprar?

Divulgação
Imagem: Divulgação

Lílian Cunha

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/05/2022 14h53

As ações da rede de produtos para animais de estimação e jardinagem Petz operavam em queda de 7,52% nesta sexta-feira (20), a R$ 11,80, por volta das 14h. No ano, os papéis acumulam queda de 25%.

Mesmo assim, analistas gostam de recomendar a ação, uma vez que a companhia é uma empresa, como eles dizem, "redondinha". "O resultado reportado pela companhia é bastante sólido, com uma clara evidência da resiliência da Petz apesar do cenário macro desafiador", publicou a XP em relatório.

No primeiro trimestre do ano, a empresa teve aumento de 14% nas vendas entre as mesmas lojas, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Então por que a ação não sobe?

Empresas do setor de varejo e em fase de crescimento, como é o caso da Petz, são mais vulneráveis em momentos nos quais os investidores fogem de aplicações mais arriscadas, explica o relatório da XP.

Ou seja: quando o cenário é de guerra, inflação alta e China mais retraída, como vivemos agora, os grandes investidores tiram seu dinheiro de empresas como a Petz e procuram investimentos que podem até render menos, mas são seguros, como os títulos do governo norte-americano.

O que fazer com as ações?

Se você não liga para o sobe e desce (mais descida, nesse caso), é uma boa oportunidade de comprar ações de uma empresa que deve crescer bastante e que está barata, segundo analistas. A corretora recomenda compra, com preço alvo de R$ 26 por ação. É o mesmo valor estimado pelo banco BTG, que também recomenda a compra.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.