IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lula 3: É uma boa investir em renda fixa neste ano?

Renda fixa: Confira se esse tipo de investimento pode ter boa rentabilidade em 2023  - Suwaree Tangbovornpichet/iStock
Renda fixa: Confira se esse tipo de investimento pode ter boa rentabilidade em 2023 Imagem: Suwaree Tangbovornpichet/iStock

Fernando Barbosa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/01/2023 11h00

Quer receber matérias como essa toda semana no seu e-mail? Assine a newsletter UOL Investimentos. Assinante UOL ainda tem direito a receber outros 10 boletins exclusivos.

A rentabilidade da renda fixa está mais alta desde a subida da taxa básica de juros, a Selic, o que atraiu investidores. Este ano, o primeiro do novo governo Lula, a renda fixa deve continuar rendendo e a taxa de juros deve se manter alta. Veja como investir na renda fixa.

Qual a rentabilidade da renda fixa?

  • Segundo dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), o IMA Geral, índice que mostra os títulos públicos negociados entre investidores, teve rentabilidade de 9,66% em 2022.
  • Em 2021, a rentabilidade do IMA Geral foi de 0,96%.

O que aconteceu com a Selic?

  • Até março de 2021, a taxa básica de juros, a Selic, estava em 2% ao ano. Para controlar a inflação, que disparou por conta das instabilidades na economia, o BC promoveu diversos aumentos nos juros, e hoje a Selic está em 13,75% ao ano.
  • Quando isso acontece, é comum que os investidores retirem recursos na renda variável, como ações e fundos multimercado, para migrar para a renda fixa --em especial, o Tesouro Direto.
  • Segundo o CEO da InvestAI, Lucas Seixas, os efeitos da pandemia e a guerra na Ucrânia foram os fatores que pesaram para a inflação mais alta em 2022. No ano passado, o IPCA ficou em 5,79%.

O que deve acontecer com os juros em 2023?

Nossa estimativa para a Selic no final de 2023 hoje está em 11,75%, o que significa o início dos cortes em agosto. Acreditamos que há espaço para cair, pois vemos um cenário de rápida desaceleração econômica em 2023.
Rafael Pacheco, economista da Guide Investimentos

A taxa Selic deve fechar o ano em torno de 12,50%, com quedas ocorrendo no último trimestre do ano. O cenário atual sobre as contas públicas ainda é incerto, com baixa previsibilidade sobre a trajetória da dívida e os possíveis impactos sobre as expectativas de inflação.
Jaqueline Benevides, analista de Renda Fixa da casa de análises do TC

De acordo com o boletim Focus, que expõe a opinião de economistas ouvidos pelo BC, a Selic deve encerrar o ano em 12,25% ao ano. Há quatro semanas, a estimativa do BC para a Selic em 2023 era de 11,75% ao ano.

A Nord Research tem uma estimativa mais dura para a Selic no ano. A casa de análises acha que os juros fecham o ano no mesmo nível atual: 13,75%.

Em 2023, é melhor investir mais na renda fixa em relação à renda variável?

  • A sócia-fundadora da Nord Research, Marília Fontes, diz que vale apostar mais na renda fixa do que na renda variável. "Em momentos de Selic alta, a Bolsa tem mais dificuldade de subir. Por isso, acredito que a renda fixa seja um investimento com melhor retorno ajustado ao risco em 2023", afirma.
  • Lucas Seixas, da InvestAI, diz que, em cenário instável, o investidor deve dar preferência à renda fixa.
  • Isso porque ainda há certas questões de agenda econômica do governo que estão em aberto.
  • O mercado também se preocupa com o possível aumento de gastos do governo Lula para programas sociais, o que poderia fazer a inflação subir.
  • No campo internacional, a guerra na Ucrânia, a crise energética na Europa, uma possível recessão nos Estados Unidos e o consequente aumento dos juros por lá estão na mira dos investidores. Esses fatores poderiam prejudicar empresas brasileiras, afetando os investimentos na Bolsa, por exemplo.
Quais são as melhores opções?
  • Seixas diz que, para prazos curtos (entre um mês a um ano), os títulos pós-fixados, como o Tesouro Selic, estão muito atrativos.
  • Para prazos mais longos (de três a quatro anos), os prefixados, com a taxa definida na contratação, são opção de boa rentabilidade.
  • Isso porque, segundo Marília Fontes, da Nord Research, o investidor pode ter um retorno menor do que o contratado, caso venda o título prefixado antecipadamente.

Devo tirar dinheiro da renda variável para colocar na renda fixa?

  • Não. Marília entende que este não é o melhor momento de fazer a migração da carteira.
  • As migrações devem ser antecipadas, antes do mercado cair. Caso contrário, a venda pode acontecer no pior momento.
  • Por isso, para investir na renda fixa, o melhor a ser feito agora é trabalhar com dinheiro "novo".

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.