Tem dúvidas sobre investir na Bolsa? Veja respostas para as mais comuns
Quer receber matérias como essa toda semana no seu e-mail? Assine a newsletter UOL Investimentos.
"Como comprar ações?" é a questão sobre esse assunto que as pessoas mais buscaram na internet este ano. A pedido do UOL, o Goole levantou as 10 perguntas mais frequentes das pessoas sobre Bolsa de Valores, ações e renda variável no Brasil.
Confira a seguir quais são as dez questões mais comuns e as respostas para cada uma delas:
Top 10 perguntas mais buscadas no Google no Brasil em 2023, sobre renda variável
- Como comprar ações?
- Como investir na bolsa de valores?
- Como investir em fundos imobiliários?
- O que é ETF?
- O que é dividendo?
- O que é BDR?
- Como funciona a bolsa de valores?
- Qual ação comprar hoje?
- Como ganhar dinheiro na bolsa de valores?
- Como ganhar dinheiro com ações?
Fonte: Google Trends.
Como comprar ações?
Pelo aplicativo do seu banco, se tiver essa opção, ou por uma corretora. Você pode comprar a ação que quiser ou seguir as recomendações da empresa.
No app, procure a área de home broker. É lá que as operações vão ocorrer.
Pesquise o código da ação, FII ou outro ativo que quer comprar. CRFB3, CASH3, VIVT3 são exemplos de códigos de ação que estavam em alta no Ibovespa na tarde desta quarta-feira (26). Elas representam ações do Carrefour, Meliuz, e Telefônica.
Abra uma ordem de compra. Você vai informar quantos papéis quer adquirir e qual é o o valor que quer pagar. A transação será fechada quando alguém quiser vender pelo mesmo preço. Para vender, é o mesmo processo.
Como investir na Bolsa de Valores?
Ações, fundos imobiliários, ETFs, BDRs. Há diversas formas de investir. Ações são papeis de empresas. Mas você também pode comprar fundos imobiliários (FIIs), que são negociados da mesma forma que ações. Também pode comprar ETFs ou BDRs (veja abaixo o que significam cada um desses termos), além de muitos outros ativos.
Como investir em fundos imobiliários (FIIs)?
Por meio de um fundo gestor. Os FIIs são como um consórcio de investidores, e os recursos de todos são gerenciados por um gestor. Os fundos aplicam o o dinheiro no mercado imobiliário — tanto na compra de imóveis, que depois serão alugados ou arrendados, quanto em dívidas de empresas desse setor.
Os ganhos são divididos. Normalmente, esses ganhos são distribuídos mensalmente a todos os participantes do fundo e são isentos de IR.
A compra é pelo banco ou corretora. Você pesquisa o ticker do FII em que quer investir na parte de home broker do seu aplicativo e faz a ordem de compra.
O que é ETF?
ETF é um fundo que segue um índice. A sigla significa Exchange Traded Funds. São fundos ditos passivos, porque o gestor vai investir da mesma maneira que um índice. Para comprar, o procedimento é semelhante com o para adquirir ações. Pesquise o ticker do ETF no seu aplicativo de home broker e faça a ordem de compra.
Um exemplo é o BOVA11, o ETF SMALL 11, ou o SPY. O BOVA11 é um dos fundos que buscam render o mesmo que o Ibovespa, o principal índice da Bolsa brasileira. Ou seja, vai investir nas mesmas empresas que fazem parte do Ibovespa. O ETF SMAL11 rende o mesmo que o índice de Small Caps, que reúne empresas com potencial de crescimento. O SPY busca ter o mesmo desempenho que o S&P500, índice que reúne as 500 maiores empresas listadas nas Bolsas dos EUA. Existem ETFs que investem em criptomoedas, água, ouro e outros ativos.
O que é dividendo?
É a distribuição de lucros de uma empresa aos acionistas. Quando uma empresa de capital aberto tem lucro, ela pode distribuir parte desse ganho aos acionistas, que são todos os que têm pelo menos uma ação dela. Mas não há obrigação e nem valor mínimo que ela é obrigada a pagar.
Você recebe parte do lucro conforme o número de ações que tem. O pagamento cai na sua conta e não cobra IR. Esse pagamento pode ser feito em uma única parcela ou em mais vezes. O valor pago em dividendos é depois descontado do valor das ações da empresa. O investidor vai ficar, no fim das contas, com a ação que já tinha, mais o dividendo em dinheiro.
O que é BDR?
É comprar ações estrangeiras sem sair da Bolsa brasileira. Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são recibos de ações lá de fora, negociados na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Nem todas as ações estrangeiras têm BDRs negociadas aqui. Esse papel vai render em uma proporção semelhante às ações, mas essa variação não é exatamente igual. Para comprar, o banco ou corretora oferece esse serviço pelo aplicativo.
Como funciona a Bolsa de Valores?
Ela organiza as negociações entre quem quer comprar ou vender ações. As empresas vendem suas ações em ofertas públicas. Depois, investidores e corretoras as negociam entre si. "Antes era feito presencialmente, hoje é tudo eletrônico", explica João Piccioni, analista da Empiricus Research.
As empresas vendem papeis para levantar capital. No século 16, quando os europeus começaram a colonização de outros países, a holandesa Companhia das Índias Ocidentais resolveu vender ações de suas viagens para arrecadar dinheiro e, depois distribuía o lucro das viagens. Hoje, as empresas fazem o mesmo na Bolsa. Vendem fatias do seu controle para investidores. "Para as empresa, é uma maneira de conseguir capital para investir e crescer", diz Rodrigo Cohen, analista e co-fundador da Escola de Investimentos, empresa de educação financeira.
O sobe e desce de ações têm relação com a oferta e a demanda. A ação sobe se mais investidores estão comprando aquele papel, e cai se tem mais gente vendendo que comprando.
Qual ação comprar hoje?
Não existe resposta única para isso. Tudo vai depender do perfil do investidor e da estratégia de investimento.
Para começar, o melhor é escolher ações de empresa mais conhecidas. É o que diz Cohen, da Escola de Investimentos. Você pode ficar um longo período com as ações, o que diminui o risco de perder dinheiro com instabilidades diárias.
Caso vá fazer o "day trade", estude bastante. Comprar e vender ações no mesmo dia para ter lucro rápido exige conhecimento do mercado. Mas a grande maioria tende a ter prejuízo, diz Charo Alves, especialista da Valor Investimentos. "Investir é como se tornar sócio da empresa. E para ter retorno precisa de tempo. Tem muita gente falando nas redes sociais sobre day trade, mas essa é uma forma rápida na verdade de perder dinheiro", diz ele.
Como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores?
Quando a ação sobe. Se você comprou uma ação por um preço menor e revendeu quando ela valorizou, você ganhou a diferença deste valor.
Quando a empresa paga dividendos. Neste caso, a empresa repassa parte do lucro aos acionistas e o dinheiro cai direto na sua conta.
Mas há muitos fatores que podem fazer uma ação subir ou cair. Entre eles, estão as condições econômicas do país e do mundo, como os juros e a inflação, e a própria estratégia da empresa para ter mais receitas, lucros e uma dívida menor.
Finanças da empresa e juros do país interferem nas ações. Em tempos de juros altos, as empresas endividadas sofrem porque pagam mais pelo dinheiro que emprestaram. As que lidam diretamente com o consumidor final perdem vendas, pois o crediário fica mais caro e as pessoas deixam de comprar. Mas as seguradoras têm reservas grandes de dinheiro, que é usado para pagar os sinistros. Então, quanto mais alta a taxa de juros, mais elas ganham com o investimento desse dinheiro. E as ações sobem.
Quando a expectativa é que os juros caiam, o jogo se inverte. O mercado aposta nas empresa de varejo e nas que precisam financiar seu crescimento — a ideia é que elas se recuperem.
Aulão "Quer ser milionário? Veja como investir e o que não te contam"
Ter R$ 1 milhão na conta é o sonho de muita gente. O que não te contam é que esse é um caminho que exige disciplina nos aportes e consistência nos seus investimentos. Também pode não ser para todo mundo, já que o valor a ser acumulado depende do seu padrão de vida - o importante mesmo é investir de acordo com os seus objetivos para conseguir realizar seus sonhos.
Para quem quer juntar dinheiro pensando no futuro, UOL tem um especial chamado "Quer ser milionário? Veja como investir e o que não te contam".
É uma série de três aulas ao vivo que começa no dia 27 de julho. Falaremos sobre como investir para conquistar seus sonhos, que erros devem ser evitados e como montar uma carteira de investimentos ideal para o seu perfil.
Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assinantes do UOL podem rever as aulas quantas vezes quiserem. Assine aqui e participe!
A última série do Papo com Especialista foi sobre como sair da poupança com segurança e ver seu dinheiro rendendo mais. Para saber mais, acesse "Como sair da poupança: Especial mostra passo a passo para investir melhor".
Quer investir melhor? Receba dicas no seu email
Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?
O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.
Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.
Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Deixe seu comentário