IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Obama no Texas para estimular investimentos em inovação e criação de empregos

09/05/2013 19h09

MANOR, Estados Unidos / Texas, 09 Mai 2013 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lançou nesta quinta-feira, um novo esforço para pressionar o Congresso sobre seus planos de investimento em educação e inovação para criar uma nova geração de empregos com altos salários.

Obama visitou o Texas para promover os programas de educação e da indústria vistos como um modelo para fortalecer o crescimento e combater o desemprego, que permanece em 7,5% em mais de quatro anos de sua presidência.

"Às vezes precisarei que os eleitores pressionem quem elegeram no Congresso para que simplesmente avancem e façam o correto", disse o presidente, acusando os republicanos de fazer seus planos fracassar.

Apesar de os Estados Unidos estarem "preparados para o progresso", é necessário fazer mais para atacar o problema do desemprego, explicou.

"Temos que garantir que os salários e receitas da classe média também aumentem. A maioria das famílias não viram suas rendas aumentar em anos", acrescentou o presidente na escola de Ensino Médio Manor New Techonology, próximo da cidade de Austin.

"Nosso país não poderá ser bem sucedido a menos que nossos jovens tenham as habilidades necessárias", disse Obama, depois de percorrer algumas aulas da escola e elogiar os projetos de robótica dos estudantes que foram premiados em concursos locais.

Em linha com seu discurso do estado da União em fevereiro, Obama lançou um concurso para a criação de três novos Institutos de Inovação Industrial, que estarão ligados a empresas, universidades e ao governo para o desenvolvimento de novas tecnologias.

O presidente também assinou um decreto para que uma série de informações em poder do governo esteja disponível de forma gratuita e no formato digital para empreendedores, investigadores e outros inovadores.

col/sst/are/mr/mv