IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo fecha em queda em Nova York a US$100,30 o barril

14/02/2014 19h45

NOVA YORK, 14 Fev 2014 (AFP) - Os preços dos contratos futuros de petróleo negociados em Nova York caíram levemente nesta sexta-feira em um mercado com pouco estímulo, afetado por indicadores norte-americanos mais desfavoráveis.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em março caiu 5 centavos no New York Mercantile Exchange (Nymex), a 100,30 dólares.

Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em abril fechou em 109,08 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), em alta de 56 centavos em comparação ao fechamento de quinta-feira.

O anúncio durante o início do dia de uma queda surpreendente da produção industrial em janeiro nos Estados Unidos, causada, em parte, pelo mau tempo, pesou no ânimo dos investidores.

Nesse contexto, a manutenção da confiança dos consumidores em fevereiro - contrária à previsão dos analistas, que esperavam uma queda - não foi suficiente para tranquilizar os corretores.

Para Robert Yawger, da Mizuho Securities EUA, os atores do mercado antecipam, além disso, uma leve redução da demanda de petróleo nos próximos dias, em um momento em que se intensifica a temporada de manutenção das refinarias.

A queda do preço, contudo, foi limitado por diversos fatores que pressionam a alta do petróleo, entre eles o crescimento maior que o previsto da zona do euro no quarto trimestre, segundo Tim Evans do Citi.

Por outro lado, a oferta de petróleo a nível mundial é afetada, atualmente, por problemas na produção de Angola e uma queda da produção na Líbia, acrescentou o especialista.

Phil Flynn da Price Futures Group comentou por sua vez que investidores ainda buscam "determinar o impacto da nova tempestade de inverno" que atravessa os Estados Unidos sobre a demanda de petróleo.

Uma camada de neve que alcançava, em alguns lugares, os 60 cm de espessura recobria as regiões leste e sul dos Estados Unidos nesta sexta-feira, e a imprensa local estimava entre 18 e 21 os mortos pelo mau tempo, a maioria em acidentes.