IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Premiê anuncia fundos e formação para a província iraquiana de Al Anbar

15/02/2014 13h02

BAGDã, 15 Fev 2014 (AFP) - O primeiro-ministro Nuri al Maliki anunciou neste sábado, em visita a Ramadi, fundos no valor de 83 milhões de dólares em ajudas para a construção, assim como o treinamento de membros das tribos pró-governamentais por parte das forças de segurança iraquianas.

O porta-voz de Maliki, Ali Musawi, indicou à AFP que o primeiro-ministro se reuniu com dirigentes da província e com líderes de poderosas tribos locais.

"Viemos para confirmar o apoio ao nosso povo e nossas tribos em Al Anbar", indicou Musawi, citando Maliki.

Maliki visitou neste sábado Ramadi, cidade situada a 100 km de Bagdá, onde as forças governamentais tentam retomar o controle de alguns bairros em mãos da insurgência.

Maliki, um xiita, deve supervisionar a evolução das operações militares nesta cidade, capital da província majoritariamente sunita de Al Anbar, e reunir-se com chefes tribais, indicou uma fonte do governo que não quis ser identificada.

Os insurgentes, em especial, os jihadistas do Estado Islâmico no Iraque e o Levante (EIIL), tomaram o controle, no início de janeiro, da cidade de Fallujah e de vários bairros de Ramadi.

Desde então, o exército e a polícia, apoiados por tribos pró-governamentais, tentam retomar esses setores.

Os combates levaram mais de 370.000 pessoas a fugir de Al Anbar, o que representa o êxodo mais importante no Iraque em ste anos, segundo a ONU.

Além disso, dezesseis policiais e soldados morreram em ataques cometidos durante a madrugada deste sábado no Iraque, informaram fontes de segurança.

Os ataques contra o exército e a polícia são frequentes neste país, e são normalmente cometidos por insurgentes sunitas ligados à rede Al-Qaeda.

O Iraque vive desde o início de 2013 a pior onda de violência desde os confrontos religiosos de 2006-2007.

Segundo o governo, mais de mil pessoas morreram no mês de janeiro.