IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IBM e AT&T se associam em dispositivos interligados nos EUA

18/02/2014 18h48

NOVA YORK, 18 Fev 2014 (AFP) - Os grupos americanos de tecnologia IBM e de telecomunicações AT&T anunciaram, nesta terça-feira, uma aliança para ajudar cidades ou serviços públicos a melhorar a gestão de sua infraestruturas por meio de dispositivos conectados.

O número de objetos e dispositivos conectados à internet deve aumentar muito nos próximos anos. As duas empresas citaram uma previsão da consultoria IDC, que fala de uma capacidade instalada de 212 bilhões de unidades até 2020.

AT&T e IBM querem aproveitar esta tendência para oferecer serviços que permitam "obter mais conhecimentos sobre os dados compilados por máquinas em toda uma gama de setores", explicaram as empresas em um comunicado.

As ofertas serão destinadas, inicialmente, a cidades e serviços públicos de dimensões moderadas.

Um exemplo do funcionamento para uma cidade seria usar a informação compilada por veículos e câmeras de vigilância para analisar melhor e em tempo real os deslocamentos da população, além de melhorar a gestão do tráfego e a disponibilidade de estacionamento. Também pode servir para seguir os comentários nas redes sociais relacionados a engarrafamentos ou ao clima para permitir uma reação mais rápida.

No âmbito desta associação, AT&T e IBM pretendem combinar suas respectivas plataformas de análises de dados e de segurança na nuvem ("cloud", em inglês), para garantir a proteção de informações privadas.